Uma mudança na lei “Green Light Law” criminaliza policiais de Nova York que compartilharem informações da carteira de motorista com agências de imigração como o  Customs and Border Protection (CBP). 

A lei foi sancionada em janeiro e assinada pelo governador (Dem) Andrew Cuomo, em abril. Por ela, imigrantes indocumentados podem tirar a carteira de motorista. Mas a lei recebeu uma emenda este ano que criminaliza o compartilhamento das informações. 

DHS quer revisar leis estaduais que concedem carteiras de motorista a indocumentados

A “green light law” já proibia que as informações do Department of Motor Vehicles (DMV) fossem compartilhadas com agências de imigração em todo o país. Mas a lei de Nova Iorque vai além porque torna um crime o policial que informar esses dados a uma autoridade da imigração.

Segundo a lei, todos com acesso aos dados do DMV devem, antes de acessar as informações, assegurar que os dados não serão usados para informar a autoridade imigratória ou qualquer agência que tem sua função primordial executar a lei de imigração e, diz o aviso, “não cumprir essa determinação pode ser tipificado como um crime”.

Membros do Partido Democrata e grupos defensores de imigrantes repetidamente falam da importância dessa lei. “É um ato de segurança pública assegurar que todos que vão dirigir tenham carteira de motorista e imigrantes ilegais tinham medo de se apresentar ao Detran e ser deportado”, afirma o Governador.

A opinião do Promotor de Justiça do Estado, J.P. Kennedy é diferente. Em entrevista ao Canal 7, ele classificou que essa emenda era uma “obstrução legislativa”.

Flórida pode permitir por lei carteira de motorista a imigrantes indocumentados

De acordo com as autoridades imigratórias, a lei tem muitos problemas. Segundo o Diretor interino do ICE, Matthew Albence, em entrevista a Fox News, um dos problemas mais graves é que o portador da carteira de motorista deve ser informado quando a imigração meramente solicitar a informação do DMV.

“Em linhas gerais, o governador acha que permitir que imigrantes ilegais tenham habilitação é mais importante que assegurar que a autoridade de imigração fará seu trabalho com eficiência”, diz Albence. Com informações da Fox News.

Leia também 

New Jersey aprova carteira de motorista a imigrantes indocumentados

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Policiais não podem mais compartilhar informações com a imigração em NY apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News