O peixe nativo da bacia amazônica foi encontrado morto no rio Caloosahatchee, em Cape Coral’s Jaycee Park, no condado de Palm Beach, e levantou preocupações dos pesquisadores sobre uma possível nova espécie invasora no estado.

Como o peixe veio parar na Flórida ainda é um mistério, mas o achado levantou um alerta, já que o pirarucu é considerado um dos maiores predadores de água doce do mundo e tem apetite voraz para peixes importantes para a economia pesqueira do estado. Além disso, se reproduz com frequência.

Em nota, a Florida Fish and Wildlife Conservation Commission (FWCC) pediu que qualquer pessoa que aviste um pirarucu tire uma foto ou filme o animal e ligue para um número de emergência informando o local e a data da aparição. 

O órgão complementou que “ainda não há evidências de que o pirarucu encontrado no dia 4 de março tenha se reproduzido.

John Cassani, diretor da Calusa Waterkeeper, um grupo sem fins lucrativos dedicado a proteger os rios da região, concordou, escrevendo em um e-mail recebido pelo jornal Sun-Sentinel que “este pode ser o único pirarucu do rio Caloosahatchee”.

Também conhecido como “monstro do rio” pelos moradores dos países amazônicos, ou, arapaima, a espécie pode medir até 10 pés de comprimento e pesar mais de 200 kg. Ele gosta de viver em águas calmas e aquecidas, podendo até morrer em temperaturas frias.

Especula-se que o  pirarucu da Flórida estava sendo criado como animal de estimação e despejado na água depois de ter crescido muito, ou, simplesmente, ter sido levado já morto até o rio Caloosahatchee.

Caso um “monstro do rio” seja visto nas águas do Sunshine State, avise as autoridades ambientais pelo número (888)-IVE-GOT1 (1-888-483-4681), ou pelo website www.IveGot1.org.

The post Pirarucu da Amazônia aparece misteriosamente em rio da Flórida first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA