CalvaryCemeteryQueens edit Mortes por coronavírus congestionam cemitérios em NYC
The Calvary Cemetery no distrito de Queens, com vista para Manhattan (NY)

Os cemitérios estão fechados aos visitantes para evitar aglomerações e, consequentemente, a propagação do vírus fatal

O chefe da associação de diretores de funerais do estado teme que a cidade de Nova York (NY) em breve possa ver os cadáveres se acumulando devido ao aumento nas mortes por coronavírus, combinado com os limites das mudanças nos cemitérios. O diretor da Associação de Diretores Funerários do Estado de Nova York, Mike Lanotte, disse que os cemitérios religiosos, incluindo os administrados pela Arquidiocese de Nova York, estabeleceram protocolos para proteger os funcionários que trabalham em cemitérios, visando a mão-de-obra.
“Eles não conseguem enterrar tantas pessoas em um dia como normalmente o fariam e isso é uma preocupação, porque se houver um grande número de cemitérios que começarem a fazer isso, começaremos a ter, por falta de um melhor palavra, um gargalo”, disse Lanotte à imprensa local.

“Você terá caixões de pessoas, restos mortais, incapazes de ser enterrados e isso pode criar um atraso e um problema de saúde pública”, acrescentou. “Ninguém quer ver fotos como na Itália de igrejas com caixões empilhados”, que representa 1.700 casas funerárias em todo o estado.

Joseph Zwilling, porta-voz da arquidiocese, disse que os cemitérios estão em pleno funcionamento.

“Eles instituíram procedimentos de segurança, incluindo o treinamento de funcionários do cemitério sobre como lidar com enterros neste ambiente e a limpeza e desinfecção adequadas. E eles dividiram os trabalhadores em duas equipes, para que, Deus não permita, os membros de uma equipe fiquem doentes, a outra equipe possa continuar trabalhando. Mas os enterros continuam como normais”, disse Zwilling.

Os cemitérios estão fechados aos visitantes para evitar aglomerações. Algumas das casas funerárias da cidade já estão “até a capacidade” e outras estão “ajudando duas vezes mais famílias do que normalmente”, disse Lanotte. “Infelizmente também houve alguns diretores de funerais que adoeceram com o coronavírus, acrescentando um pouco de estresse extra ao sistema”.

Lanotte acrescentou que os necrotérios da cidade estão “à beira, se não em estado de excesso de capacidade”.

O Prefeito Bill de Blasio e outras autoridades municipais se recusaram a comentar quantos corpos estão atualmente nos necrotérios, mas a mídia local relatou que a FEMA está enviando 85 caminhões refrigerados para armazenar os mortos. Antes da pandemia de coronavírus, o estado tinha 425 mortes por dia, segundo Lanotte.

No fim de semana passado, houve 475 mortes de coronavírus.

“Em dois dias no final de semana passado, mais do que superamos nossa média mensal e isso não inclui outras mortes”, disse Lanotte. “Estamos prevendo uma maior taxa de mortalidade no futuro próximo”.

Fonte: Brazilian Voice