O governo federal liberou 108.500 imigrantes indocumentados dentro dos Estados Unidos nos últimos três meses, disse uma importante autoridade de imigração dos EUA na segunda-feira, 25.

Os imigrantes estão sendo libertados com avisos para comparecerem posteriormente aos juízes de imigração porque os centros de detenção estão lotados, segundo Ronald Vitiello, diretor interino da Agência de Imigração e Alfândega dos EUA.

A agência de imigração acrescentou ainda que a queda na capacidade dos federais de transportar imigrantes para as instalações de detenção, e um acordo sobre a duração dos pedidos de asilo também contribuiu para a liberação.

Para o diretor, a onda de imigrantes, em grande parte de três países da América Central – El Salvador, Honduras e Guatemala – está criando uma crise na fronteira entre os EUA e o México.

O problema dito pelas autoridades de imigração é que muitos desses imigrantes liberados não retornarão aos tribunais para continuar o processo e saber se eles podem permanecer no país legalmente.

“Infelizmente, isso é … exatamente o que está acontecendo. O número de pessoas que chegam à fronteira, crianças com suas famílias ou crianças que estão sozinhas, está sobrecarregando todo o sistema”, disse Vitiello.

Geralmente, os imigrantes que procuram asilo que se entregam na fronteira são mantidos para processamento por um curto período pela Patrulha da Fronteira. “Então, dependendo de quem eles são e seus dados demográficos, eles são entregues a nós e, eventualmente liberados, principalmente se formam uma unidade familiar”, disse Vitiello.

Durante uma primeira investida de imigrantes da América Central em 2014, o ICE – sob o governo Obama – decidiu manter famílias de imigrantes em centros de detenção chamados de centros residenciais familiares enquanto aguardavam pedido de asilo.

Os dois maiores centros familiares estão em Dilley e Karnes City, ambos a cerca de uma hora de San Antonio (TX). A instalação em Dilley tinha 1.528 pessoas até a última segunda-feira, 25, e a de Karnes tinha 110, segundo o jornal San Antonio Express-News.

No entanto, devido às complexidades da lei de imigração e às decisões que impõem um acordo judicial de 1997, conhecido como o “acordo Flores”, a ICE teve que se ajustar porque não pode manter famílias imigrantes por mais de 20 dias enquanto pedem asilo.

Não há tempo suficiente para que eles compareçam aos juízes de imigração para que seus pedidos de refúgio sejam julgados, de modo que as instalações estão sendo usadas para famílias imigrantes cujos pedidos de refúgio já foram rejeitados e estão em processo de deportação que dura menos de 20 dias.

Para a finalidade que o centro residencial da família foi construído em 2014, agora a situação não existe. Sem capacidade para manter unidades familiares em busca de asilo por mais de 20 dias, eles estão sendo liberados. “Nos últimos 90 dias … a ICE lançou 108.500 unidades familiares nos EUA”, confirmou Vitiello. Com informações dos San Antonio Express-News.

O post Mais de 100 mil indocumentados foram liberados pelo ICE nos últimos três meses apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News