Uma espécie invasiva está nos noticiários da Flórida novamente, os macacos portadores de herpes.

Os macacos invasivos rhesus macaque, muitos dos quais portam o vírus do herpes B, foi introduzido originalmente na Flórida no Silver State State Park na década de 1930. Sua população se expandiu para centenas ao longo do tempo e agora está começando a aparecer em Jacksonville, de acordo com um relatório.

Vários avistamentos recentes em St. Johns, Saint Augustine, Palatka, Welaka e Elkton marcam a primeira vez que chegaram ao nordeste da Flórida, embora também tenham sido vistos mais ao sul no passado, como Apopka e Tampa.

Embora muito raro, o vírus do herpes B é potencialmente fatal para os seres humanos, e enquanto o Florida Fish and Wildlife Conservation Commission declarou no passado que as espécies não-nativas deveriam ter algum tipo de gerenciamento para reduzir os riscos à saúde e segurança, bem como as ameaças aos animais selvagens nativos, agricultura e recreação, não existe nenhum controle populacional desde 2012, de acordo com o First Coast News.

O FWC promulgou uma proibição de alimentação dos macacos em 2017. No passado, a FWC rastreou encontros com a crescente população.

Entre 1977 e 1984, a FWC relatou 23 incidentes de lesões humanas, mas não mantém registros desde então.

A ameaça do herpes B existe, pois em 2018 os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA disseram que até 30% da população carrega o vírus, mas menos de 100 casos desse vírus específico já foram encontrados em humanos.

Se um humano o pega, pode causar inflamação no cérebro e na medula espinhal que pode ser fatal. Com informações do Orlando Sentinel.

Relacionada:

População de macacos selvagens com herpes pode duplicar na Flórida Central

O post Macacos carregadores de herpes se espalham pela Flórida, diz relatório apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News