O Grupo Mulher Brasileira vai festejar nesta seus 25 anos de existência live no Facebook,…

O Grupo Mulher Brasileira vai festejar nesta seus 25 anos de existência live no Facebook, através do Zoom, que terá como convidada de honra a segunda dama da Pensilvânia, Gisele Barreto Fetterman. A celebração reunirá as co-fundadoras da organização, que hoje estão espalhadas pelo mundo. O evento estava marcado para esta sexta-feira, dia 12, mas foi adiado por causa de um falecimento na família de Gisele Fetterman. Nova data será marcada em breve.

“Vai ser um evento muito especial porque 25 anos são um marco na história do Grupo e da comunidade”, disse Heloisa Maria Galvão, co-fundadora e diretora-executiva. “Esperamos que toda a comunidade participe pelo zoom ou assistindo a live no Facebook. A história do Grupo e a da comunidade correm juntas, um empodera o outro, são como irmãs gêmeas, nasceram quase juntas, crescem juntas e se empoderam juntas”.

Gisele Barreto Fetterman vai compartilhar sua história de criança brasileira que foi trazida do Brasil pela família e ficou anos indocumentada, mas não deixou que esta condição a impedisse de estudar e lutar pelo que considera justo. Gisele é casada com o vice-governador da Pensilvânia, John Letterman e o casal tem três filhos.

Não deixem de prestigiar este momento tão importante para nossa comunidade.

História

Fundado em março de 1995, o Grupo Mulher Brasileira é um movimento de base, sem fins lucrativos, que trabalha para fortalecer lideranças comunitárias, propiciar a organização político-comunitária da nossa comunidade, promover, a história, a cultura e a língua do Brasil, bem como facilitar o entrosamento com a comunidade de língua inglesa e a cultura dos Estados Unidos.

Todas as participantes do Grupo são voluntárias, de origem e ocupações diversas, que querem ser líderes comunitárias para promover a conscientização política e cultural e contribuir para o desenvolvimento e a auto suficiência da comunidade brasileira.

O principal objetivo do GMB é organização comunitária e a nossa visão de futuro é a de uma comunidade politicamente ativa e capaz de resolver seus próprios problemas atacando estes problemas pela raiz.

O Grupo Mulher acredita que mulheres empoderadas contribuem para a formação de famílias fortes, que resultam em comunidades fortes. Por isso, a Missão do Grupo é implementada através de iniciativas de empoderamento da mulher, para que se tornem líderes em suas comunidades, de conscientização dos seus direitos civis e legais neste país e o oferecimento de um ambiente de apoio para o desenvolvimento de lideranças, para que tentem idéias novas e expressem suas opiniões.

A missão do GMB é Agir politicamente, proporcionar lazer e conscientizar, contribuindo com o desenvolvimento da comunidade brasileira, num ambiente aberto a todas as mulheres interessadas.

Objetivos

São objetivos do GMB discutir a questão da mulher brasileira imigrante e seu papel na sociedade; apoiar famílias brasileiras, que vivem na área da Grande Boston; ser um veículo de informação para a comunidade: promover o engajamento cívico; ajudar a comunidade na busca de soluções para os seus problemas; e promover atividades culturais para a comunidade.

O Grupo também acha que a organização politica da comunidade brasileira é extremamente importante e vê a mulher como líder deste processo. O Grupo Mulher Brasileira entende que a mulher tem mais responsabilidades: Cria e educa os filhos, integra a familía à nova cultura e sociedade e contribui financeiramente para o sustento da família.

Nossa Política

Participar ativamente de promoções que valorizem e promovam o respeito pelas diferenças culturais; poiar o trabalho de entidades que representem e trabalhem com a comunidade brasileira; participar e apoiar promoções que lutem pela organização, conscientização política e direitos humanos dos imigrantes.

promover a organização comunitária e o surgimento de lideranças comunitárias, lutar contra qualquer forma de discriminação, preconceito, humilhação e desrespeito à comunidade, à cultura e à língua brasileira; promover a união e o entrosamento da comunidade brasileira com a norte-americana e com os outros grupos linguísticos comunitários.

Principais Atividades

Seminários sobre assuntos como direitos dos imigrantes e leis de imigração, violência doméstica, assédio sexual, educação bilíngüe e acesso das crianças à escola e ao ensino superior, saúde e segurança;

Organização e auto-sustentação da Cooperativa de Mulheres Vida Verde; eventos culturais como o Festival da Independência do Brasil em Boston e a Sessão Popcorn (exibição de filmes brasileiros); clínica mensal grátis de Imigração e de Família; clínica semanal grátis de Direitos Trabalhistas; alistamento eleitoral e cidadania.

Parceiros

Nossos principais parceiros são Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers, Consulado Geral do Brasil em Boston, Greater Boston Legal Services, Jobs With Justice, Justice At Work, Somerville Immigrant Providers Group e Tufts University.

O GMB é membro da MIRA e da Aliança Nacional das Trabalhadoras Domésticas, da Coalizão de Educação de Adulto de Allston-Brighton, do IWCC e da Coalizão das Trabalhadoras Domésticas de Massachusetts.

Recebemos recursos da Hyams Foundation, Lenny Zakim Foundation. Haymarket People’s Fund, Harvard Ed Portal, Boston College Community Center, de programas da cidade de Boston, Charlesview Charitable Foundation, Clowes Foundation, Aliança Nacional das Trabalhadoras Domésticas, além de pequenas doações. Todos os nossos serviços são gratuitos.

Gisele Fetterman, segunda dama da Pensilvânia, será a convidada de honra na celebração do GMB

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

LIBERTY MUTUAL GROUP- é uma empresa norte-americana do ramo de seguros. Entre os seguros oferecidos estão automotivo, casa, vida, moto, barco, joias, pet, etc. Gabriela Murray, agente licenciada. Tel: (978) 831-8752, em Framingham (MA).

BOZETTIS BUSINESS- Você que é helper, empregado ou proprietário de empresa que tem o desejo de abrir seu próprio negócio ou precisa de ajudapara crescer sua empresa. NÓS PODEMOS TE AJUDAR! Tel: (978) 886-0396

ATENÇÃO COMUNIDADE BRASILEIRA: Mais do que nunca, agora é o momento em que toda comunidade deve se unir por representatividade e distribuição proporcional de verbas. Se você ainda não respondeu ao CENSO 2020, acesse agora: www.my2020census.gov ou (844) 474-2020 (Ambos em Português)

PLANO DE SAÚDE PARA IDOSOS- Já pensou em não pagar nada por uma consulta médica ? Ou por tratamentos dentários e oculistas? Isso é possível, com o Senior Whole Health (HmO SMP), um plano de saúde Medicare Advantage para idosos com mais de 65 anos de idade que tenham o MassHealth Standard. Tel (888) 566-3526 (TTY 711)

Fonte: Brazilian Times