O Grupo Mulher Brasileira está bastante preocupado com a possibilidade de reabertura de…

O Grupo Mulher Brasileira está bastante preocupado com a possibilidade de reabertura de negócios em Massachusetts a partir de segunda-feira, dia 18, conforme disse o governador Charlie Baker esta semana. Embora ele não tenha assegurado que vai reabrir, a pressão do setor econômico é grande.

O GMB também está preocupado que a comissão formada pelo Governador para decidir como, quando e o que abrir não inclui representantes dos trabalhadores, dos centros de trabalhadores ou sindicalistas. Sem a voz dos trabalhadores, qualquer decisão corre o risco de não tratar adequadamente da questão trabalhista.

Por exemplo, muitos trabalhadores da área de construção e jardinagem não pararam de trabalhar, alguns nem quando foram infectados com o coronavirus e isso coloca em risco o trabalhador, sua família, quem trabalha com ele e toda a comunidade. Que medidas são necessárias para garantir a saúde dos trabalhadores?

O mesmo acontece com as housecleaners, umas poucas continuam trabalhando, e muitas outras querem voltar a trabalhar. Nós entendemos que as mães e os pais precisam ganhar a vida para viver até porque os governos federal e estadual não alocaram recursos financeiros para trabalhadores sem documentos.

Antes das housecleaners voltarem, porém, temos de assegurar que as condições de segurança estarão funcionando para que o número de infectados e mortos não aumente.

O Governador delineou as condições para certos setores reabrirem. Vejam nas ilustrações quais são estas condições. Certamente que todos os trabalhadores de qualquer setor devem ser testados antes de retornarem ao trabalho.

Treinamento
A Coalizão das trabalhadoras domésticas de Massachusetts fará mais um treinamento sobre a Carta de Direitos das Trabalhadoras Domésticas. Este treinamento será na quinta, dia 21 de maio, das 17 às 19 horas, e ministrado por housecleaners treinadas pela Coalizão. O evento será no Zoom e aberto a quem quiser participar. Nós vamos divulgar o link semana que vem, pelo Facebook. Maus informação com Lidia Ferreira, 617-203-7382.

Ajuda Financeira
Algumas cidades e organizações estão ajudando com ajuda financeira para seus residentes. O Projeto Welcome abriu uma linha de ajuda para residentes de Somerville, Medford, Everett, Malden e Cambridge.

Estes fundos não estão disponíveis ainda, mas você deve se informar melhor em Somerville com Adriana Fernandes, 617-625-6600, ramal 2123, e em Everett com a vereadora Stephanie Martins através do Facebook: Stephanie Martins Everett Ward 2 City Councilor. Há indicações de que Watertown e Waltham também têm linhas de ajuda mas não temos informações precisas. Aconselhamos que se você mora em uma dessas cidades, telefone para a prefeitura e pergunte.

Treinamento 2
O Grupo Mulher Brasileira pode oferecer outro treinamento sobre segurança no trabalho com a OSHA. Os temas abordam prevenção de queda, esmagamento, acidente elétrico e medidas de proteção. Vamos fazer outros cursos, se estiver interessado, mande um WhatsApp para 617-202-5775.

Aula de Inglês
Estamos também oferecendo aula de inglês toda terça-feira às 18 horas. São seis estudantes, todas membras do Grupo Mulher Brasileira, a professor é voluntária e o curso totalmente grátis.

Estamos vendo a possibilidade de oferecer outros cursos.

O Governador também determinou quatro fases para uma volta ao “normal”
O Governador delineou as condições para certos setores reabrirem. A decisão sobre que negócios talvez tenham permissão para abrir pode ser anunciada no fim de semana. (foto Reopening standars)
O GMB distribuiu frutas e verduras frescas para 50 famílias residentes em Boston. Esperamos poder distribuir novamente semana que vem

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

MINEIRÃO MARKET- Venha conhecer nossas promoções. Açougue, verduras, doces, sucos, pães de sal e muito mais. Temos 3 localizações para melhor lhe atender: Somerville, Marlboro e Malden. Ligue: (617) 301-3900.

Fonte: Brazilian Times