Na tarde desta quarta-feira, dia 05, o Comitê de Transporte de Massachusetts aprovou o projeto…

Na tarde desta quarta-feira, dia 05, o Comitê de Transporte de Massachusetts aprovou o projeto que concede carteira de motorista para os imigrantes indocumentados que residem no estado. Com esta aprovação, o plano segue para ser discutido na Câmara de Deputados.

Nas redes sociais muitas pessoas confundiram a aprovação no Comitê com a aprovação final do projeto. A carteira de motorista ainda não está liberada, mas um importante passo foi dado que é colocar o plano em discussão entre os legisladores.

Em anos anteriores o projeto empacava no Comitê. Mas agora ele passou e os ativistas celebram, pois sabem que isso é de suma importância.

Agora, os deputados vão discutir e posteriormente votar. Caso ele seja aprovado, seguirá para o Senado e se obter sucesso, seguirá para o gabinete do Governador Charlie Baker. Os ativistas estão confiantes de que o projeto seja votado até junho.

Nas redes sociais, muitos brasileiros manifestaram a satisfação pelo passo tão importante no que que pode significar a aprovação do projeto e realização de um sonho de anos de luta.

A ativista Lídia Souza deu os parabéns para a comunidade e destacou que ‘quarta-feira foi um motivo para comemorar, pois foram duas vitórias neste dia. “O projeto Ato Comunidades Seguras teve prazo prorrogado até primeiro de maio. Isso é o que queríamos uma vez que a audiência aconteceu há 10 dias apenas. E o projeto da carteira de motorista foi aprovado pela Comissão de Transporte. Parece que sofreu com algumas mudanças, mas não temos esta informação ainda. Essa é uma grande batalha ganha. Agora é preparar para as próximas. A luta continua e contamos com todos para chegarmos ao pote de ouro que é poder tirar uma carteira independente de status imigratório”.

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas e Empreendedoras (CDLE), Simone Mocelin, destacou que foi uma grande honra fazer parte desta história”. Ela também congratulou-se com as organizações que apoiaram, ajudaram a divulgar e se manifestaram de formas diversas para elevar a causa as discussões em prol da carteira de motorista para os imigrantes indocumentados.

“A proposta de lei já foi aprovada pelo Comitê. Agora é contar com o apoio dos legisladores do nosso Estado para que ela ser aprovada. Unidos vamos mais longe”, disse.

O QUE ACONTECE AGORA

A diretora-Executiva do Brazilian Worker Center (BWC), Natalícia Tracy explicou que apesar de ser um passo importante, o projeto vai seguir para o Comitê Ways and Means, que vai avaliar os benefícios que o projeto trará para o estado, bem como outras recomendações, tais como se a lei interferir em outra que já em vigor. “Por isso é importante que continuemos o nosso ativismo”, disse ela.

Tracy lembra que houve uma audiência no dia 4 de setembro e desde então, os ativistas envolvidos na aprovação deste projeto ficaram na expectativa do que aconteceria nesta quarta. Apesar de ser o primeiro passo, ela destaca que foi um grande avanço. “Ele (projeto) estava entre sete mil e foi selecionado entre os 300 que vão seguir caminho até o Palácio do Governo (State House), onde será votado pelos Deputados e posteriormente pelos Senadores.

A ativista explica que são mais quatro passos, sendo que o primeiro é a avalição do Comitê Ways and Means, depois votação dos deputados, em seguida votação dos senadores e finalmente chegar à mesa do Governador Charlie Baker. “Por isso eu ressalto que todos precisam continuar a luta, principalmente pressionando os legisladores de suas regiões”, acrescenta. “Acredito que vai passar pelo próximo comitê, pois quando eles avaliarem o projeto, vão perceber que ele trará um lucro de mais de US$ 6 milhões para o estado após a sua implantação”, finaliza.

Natalícia Tracy, na State House, após o Comitê anunciar a aprovação
Simone Mocelin, à direita, celebra o primeiro passo do projeto ao lado de Liliane Paiva, à esquerda, e Natalícia Tracy
Zé Pereira fez a sua torcida e até confeccionou uma carteira diferente para mostrar o seu apoio
A ativista Lidia Souza celebra duad conquistas em um dia

Fonte: Redação – Brazilian Times.

Fonte: Brazilian Times