Em 1992, a capixaba Sebastiana Cunha chegava aos Estados Unidos, ajudando a formar uma das…

Em 1992, a capixaba Sebastiana Cunha chegava aos Estados Unidos, ajudando a formar uma das primeiras gerações de brasileiros no estado de Massachusetts. Carinhosamente chamada de Vó Sebastiana, ela chegou a este país para ajudar a filha, Senira Oliveira, com o nascimento do seu neto.

Ela foi uma cozinheira profissional, salgadeira, doceira e uma das quitandeiras mais requisitadas na comunidade. Uma mulher guerreira e trabalhadora que conseguiu, com seu esforço, sustentar os filhos que ficaram no Brasil.

Vó Sebastiana trabalhou no Broadway Café, na cidade de Everett, no Café Belo, em Allston, onde foi a primeira cozinheira. Neste último local, ela ficou por muitos anos e depois passou por outros estabelecimentos onde seus pratos culinários encantavam.

Além de trabalhar nos restaurantes, Vó Sebastiana atuou em festas de aniversário, casamentos e reuniões, sempre com destaque para sua arte culinária e salgadinhos considerados deliciosos. Ela também foi uma voluntária nas atividades da comunidade Católica de Cambridge, onde foi membro.

Depois de muito contribuir para a comunidade, há alguns anos ela estava com a saúde debilitada e não podia mais trabalhar. No início desta semana ela faleceu e deixou, nos Estados Unidos, sua filha, genro, netos, bisnetos e, no Brasil, dois filhos, netos e bisnetos.

A capixaba foi velada em duas datas, 13 e 14, para que todos que a conheciam pudessem ter a chance de dar o último adeus.

Mas os custos funerais ficaram alto e a família não tem condições de arcar com todas as despesas. Diante disso, amigos e familiares iniciaram uma campanha com o objetivo de arrecadar a quantia de US$20 mil foi iniciada no site GoFundme. Até o momento foram arrecadados cerca de US$5 mil. Quem quiser ajudar pode acessar o link https://bit.ly/2UL0KNp e doar qualquer valor.

Na página da campanha, os organizadores deixaram uma mensagem: “Meus Amigos! Tenho por vocês amor, carinho e respeito. Sou capaz de dividir meu coração com todos se preciso, mas hoje sou eu que estou precisando. Gostaria de contar com toda sua solidariedade e generosidade para dar esta dignidade à minha querida mãe Sebastiana. Toda e qualquer ajuda será agradecida porque juntos somos mais. E Deus compensará a todos porque isto é promessa dele para conosco”.

Fonte: Redação – Brazilian Times.

Fonte: Brazilian Times