A fabricante Nestlé, maior empresa de alimentos do mundo, divulgou pela primeira vez um relatório acerca do valor nutricional de seus alimentos com base em uma pontuação comumente usada no mercado.

O resultado foi que menos da metade dos produtos mais vendidos pode ser considerada “saudável” segundo a definição HSR (health star rating).

ENTENDA

Alimentos que tenham nota abaixo de 3,5 nessa classificação não são considerados “geralmente saudáveis”, de acordo com a entidade sem fins lucrativos Access to Nutrition Initiative.

O HSR leva em consideração o nível de gorduras saturadas, açúcar e sal em produtos individuais, além de “nutrientes positivos”, como fibras, frutas e vegetais.

A fabricante dividiu em relatório suas vendas líquidas em quatro categorias:
– 17% vieram de produtos com pontuação HSR inferior a 1,5;
– 18% delas com notas entre 1,5 e 3,5;
– 30% com classificação de pelo menos 3,5;
– Os 35% restantes vieram de produtos para pets e outros aos quais o HSR não se aplica.

A Nestlé afirma que foi a primeira no setor a relatar o valor nutricional de todo o seu portfólio global e que já fez “grande progresso” na redução de sódio, açúcar e gorduras saturadas.
Os executivos do setor, porém, argumentam que há limites para esse tipo de produto.

“Categorias relacionadas ao prazer [como confeitaria] não serão transformadas em categorias relacionadas à saúde”, disse o CEO da Nestlé, Mark Schneider.