Viajante no aeroporto do sudeste da Flórida. Foto: Andrew West -The USA Today Network, The News-Press.

Alguns moradores da Flórida diagnosticados com o novo coronavírus tinham retornado de viagens internas e também do exterior. Foram pelo menos 46 estados nos EUA e todos os continentes, exceto a Antártida, visitados nas semanas anteriores ao teste positivo para o COVID-19, segundo uma análise feita pelo USA TODAY Network-Florida a partir dos dados de infecção do Departamento de Saúde da Flórida no período de 2 de março à manhã de 2 de abril.

Navios de cruzeiro com passageiros com COVID-19 recebem permissão para atracar na Flórida

Os casos relacionados a viagens dominaram os resultados dos testes no início de março, quando o vírus foi identificado pela primeira vez na Flórida. Depois, foram diminuindo à medida que aumentou a transmissão comunitária.

Pelo menos 386 pessoas infectadas com o vírus na Flórida visitaram Nova York antes de seu diagnóstico, de acordo com dados do departamento de saúde. O principal destino estrangeiro foi a Espanha, que recebeu 124 visitantes da Flórida que tiveram resultados positivos desde então.

O primeiro caso da Flórida foi registrado em 2 de março. Nos primeiros 10 dias do surto no estado, mais de 80% dos casos – ou 23 de 28 – foram relacionados a viagens. Os casos do tipo continuaram a superar os casos não relacionados a viagens até 19 de março.

Porém, à medida que o vírus se instalava em todo o estado, os casos que não são de viagens e os casos em que o histórico de viagens ainda está sob investigação começaram a crescer mais rapidamente. De 20 de março a 1º de abril, apenas 17% dos casos de COVID-19 da Flórida envolveram viagens conhecidas, segundo a análise.

Viagens para o exterior

Nos dias e semanas antes de adoecerem, os viajantes da Flórida visitaram mecas culturais como França, Japão, Egito e Israel e também foram para destinos tropicais como Aruba e Jamaica.

Uma mulher de 38 anos da região de Tampa ficou doente depois de voltar da Bósnia e Herzegovina no sul da Europa. Um homem de 59 anos de idade, do condado de St. Johns, testou positivo após uma viagem a Burkina Faso, na África Ocidental.

Viagens dentro dos EUA

Entre os principais destinos domésticos visitados pelos floridianos no início da pandemia estão Nova York, Colorado e Geórgia. Foi descoberto que as pessoas infectadas com o coronavírus na Flórida visitaram todos os estados, exceto o Maine e o Dakota do Norte e do Sul, nos dias e semanas antes de serem diagnosticados, segundo a análise.

Governador coloca mais postos de controle na fronteira da Flórida

Uma mulher de 34 anos do condado de Santa Rosa, por exemplo, viajou para Maryland, Minnesota, Virgínia, Washington, Washington, D.C., Reino Unido e Irlanda antes de seu diagnóstico no final de março, de acordo com dados do Departamento de Saúde.

Decreto de viagens

Somente no final de março, o governador Ron DeSantis determinou que os viajantes que viessem de Nova York, Nova Jersey e Connecticut para a Flórida ficassem em quarentena por duas semanas. Os postos de controle também foram implantados na Interstate 95 e na Interstate 10. Com informações do USA Today.

O post Moradores da FL visitaram 46 estados e 75 destinos estrangeiros antes de diagnóstico de COVID-19 apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News