Foto5 Ilton Rodrigues 1 ICE quer deportar brasileiro acusado de matar a esposa em MA
Ilton Rodrigues, de 48 anos, foi indiciado pelo crime no leito do hospital onde está internado (detalhe)

Conforme as autoridades migratórias, Ilton Rodrigues vive em situação irregular nos EUA

O Departamento de Imigração (ICE) planeja deportar o brasileiro Ilton Rodrigues, de 48 anos, acusado de matar a facadas a esposa, a portuguesa Telma Brás, de 43 anos, após ele ser julgado. Após crime, o réu tentou cometer suicídio e está internado no hospital em recuperação. Em virtude disso, ele foi indiciado no leito, na segunda-feira (6), e está detido sem direito à fiança. A vítima foi assassinada na residência do casal na noite de sexta-feira (3), em Stoughton (MA).

Segundo as autoridades migratórias, Rodrigues vive em situação irregular nos EUA. “O ICE buscará a remoção dele dependendo do resultado das acusações criminais que ele enfrenta”, disse o porta-voz do órgão. As informações são do canal de TV local ABC 10 Boston.

Agentes do Departamento de Polícia de Stoughton (MA) prenderam o brasileiro Ilton Rodrigues, de 48 anos, depois que a esposa dele, a portuguesa Telma Brás, de 43 anos, foi assassinada à facadas. O crime ocorreu na noite de sexta-feira (3). O serviço de emergências (911) recebeu um telefonema às 11:40 da noite e os policiais arrombaram a porta do apartamento, onde encontraram a vítima caída na sala próxima ao marido, detalhou Michael Morrissey, promotor do Distrito de Norfolk (DA). As informações são dos canais de TV Locais CBS Boston 4-WBZ e ABC WCVB-5.

Segundo fontes, Ilton é natural da região de Nova Venécia (ES) e trabalhava na companhia de jardinagem do irmão. Já Telma, natural de Braga, trabalhava numa companhia de limpeza de casas de uma brasileira. Pessoas próximas ao casal relataram o temperamento obsessivo e controlador de Rodrigues, especialmente com a mulher e a filha mais velha, a qual ele não deixava que a adolescente namorasse jovens brasileiros. O capixaba completará 49 anos na sexta-feira (10).

“Os agentes forçaram a entrada no apartamento e descobriram a vítima Telma Brás, de 43 anos, morta ao ter recebido várias facadas”, detalhou Morrissey.

Rodrigues tentou tirar a própria vida cortando os pulsos, informou o DA. Ele foi levado às pressas ao hospital local e está se recuperando da cirurgia. “Ele foi submetido à cirurgia de madrugada. Ele está sob custódia no hospital. Nós esperamos que ele seja formalmente acusado o mais breve possível”, acrescentou.

Os 2 filhos do casal, uma adolescente de 17 anos e um menino de 7 anos, estavam em casa no momento do crime. Eles estão recebendo ajuda dos familiares e psicólogos.

“O telefonema para a polícia veio de um parente que estava do lado de fora do apartamento que havia sido contatado pela filha mais velha do casal, que ouviu a discussão e pediu ajuda”, segundo o comunicado de Morrissey.

“Agora, depois que isso aconteceu, eu realmente não sei o que acontecerá com as crianças, ou seja, a segurança delas e tudo mais”, disse Surashree Pokahren, vizinha da família.

Moradores na vizinhança ficaram chocados. “Eu não consigo sequer imaginar. Estou chocada, não tenho palavras”, comentou Nelly Correia.

A polícia informou que nunca foi chamada ao local antes e que Rodrigues não possui antecedentes criminais. “Nós prestamos bastante atenção a esse tipo de crimes envolvendo violência doméstica”, disse Morrissey.

Rodrigues enfrenta várias acusações, incluindo homicídio.

A chefe do Departamento de Polícia de Stoughton, Donna McNamara, considerou a cena do crime “bastante violenta”.

As autoridades esperam os resultados da autópsia do corpo da vítima, que determinará a causa e forma da morte. Os detetives da Procuradoria Distrital de Justiça de Norfolk, o Departamento de Polícia de Stoughton e a Polícia Estadual estão investigando o incidente.

Fonte: Brazilian Voice