planos financeirosQuando os últimos fogos de artifício estourarem e as garrafas de champanhe já estiverem na lixeira, é hora de realmente colocar em prática as suas resoluções.
Espero que o ano de 2018 tenha sido de muito sucesso e que você tenha conseguido alcançar alguns de seus objetivos ou que estejam mais perto de alcançar outros, enquanto caminhamos para 2019.
Mas os planos podem mudar, e o novo ano é um ótimo momento para revisar o seu projeto para garantir que você aproveite o que deseja, enquanto continua avançando nas metas que tem para o futuro. Aqui estão os passos a seguir para garantir que seu plano financeiro ainda esteja no caminho certo.

1. REVEJA OS SEUSOBJETIVOS
Muito acontece ao longo de um ano. Talvez você tenha um novo emprego (ou um bom aumento). Talvez você tenha pago uma dívida que libera dinheiro em seu orçamento. As mudanças na sua vida afetam seu plano financeiro. Este é um bom momento para atualizar seu plano para levar em conta as alterações que podem ter ocorrido em 2018.
Enquanto você está nisso, talvez seja hora de redimensionar e sonhar novamente. Essa nova cozinha ainda está no topo da sua lista? Talvez as crianças estejam ficando mais velhas e essa viagem dos sonhos para a Disney World seja agora a primeira prioridade. Além disso, há novas coisas que você está interessado em alcançar? Faça uma lista do que ainda é importante para você, do que não é, e as novidades que deveriam estar na lista de objetivos.

2. ATUALIZE SEUORÇAMENTO E PLANO
Altere seu orçamento e planeje de acordo. Se você pagou alguma dívida, agora você pode querer investir esse dinheiro na viagem até a Disney World, ou talvez esteja querendo dar prioridade a sua aposentadoria.
A chave é garantir que você está orçando tudo o que deseja, além de reservar o suficiente para atingir suas metas futuras.

3. REVISITAR SEUSINVESTIMENTOS
Na maioria dos anos, seu mix de investimentos não deve mudar drasticamente. Mas conforme você envelhece e seus objetivos mudam, você pode querer fazer ajustes para acomodar essas mudanças. Por exemplo, se você estiver se aproximando da aposentadoria, talvez queira atualizar seu mix de investimentos para que possua uma porcentagem menor de ações, o que oferece crescimento a longo prazo, mas pode ser volátil no dia a dia. Seu consultor financeiro pode ajudá-lo a avaliar se você ainda tem a combinação adequada. Além disso, verifique se você está reequilibrando seu portfólio ao longo do tempo.

4. REVEJA SUASNECESSIDADESDE SEGURO
Para proteger seu plano financeiro, você precisa de alguma garantia de que pode resistir ao inesperado. Se você tirou dinheiro do seu fundo de emergência em 2018, certifique-se de ter um plano para reconstruir essas economias. Você conseguiu um aumento? Então pode ser hora de rever seu seguro de vida e ter a certeza de que você tem a melhor cobertura possível.
Enquanto você revisa sua cobertura de seguro, esse pode ser um bom momento para considerar a conversão do seguro de termo em uma política permanente. À medida que envelhece, você pode achar que os benefícios do seguro de vida permanente são mais atraentes.

5. APROVEITE 2019
Um plano financeiro forte mostra como você alcançará tudo o que deseja no futuro, mas também libera você para aproveitar seu dinheiro hoje. Então faça isso no ano em que você cruzar outra meta ou duas fora da lista, sabendo que você está progredindo em relação a todas as outras. Quando você sabe que está economizando para o futuro e está preparado para o inesperado, tem a paz de espírito de aproveitar o dinheiro que reservou para hoje.
Que 2019 venha pleno e próspero para todos!

O post Hora de revisar os planos financeiros! apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News