Grupo de brasileiros são pegos e vigiados por americano que aguarda CBP. Foto: Paul Ratje / AFP.

Um grupo de 30 brasileiros, composto por adultos, jovens e crianças, foi detido por um fazendeiro que faz parte de um grupo de milícia no Texas, ao tentar cruzar ilegalmente a fronteira entre México e Estados Unidos no dia 20 de março.

As informações citadas pela revista Época dizem que Jeff Allen, 56 anos, dono de uma propriedade na fronteira por onde o grupo tentou realizar a travessia, é “membro do grupo Constitutional Patriots New Mexico Border Ops Team, uma milícia armada que promete patrulhar a fronteira até que o muro prometido pelo presidente Donald Trump seja construído”, informa a revista.

O grupo acabou entregue pela milícia aos agentes da U. S. Border Patrol (CBP) e posteriormente ao US Immigration and Customs Enforcement (ICE) para processo de deportação.

Por dia, no ano de 2016, ano de maior fluxo de imigrantes na fronteira, os patrulheiros detiveram cerca de 1.100 imigrantes. O número de brasileiros que se arriscaram e foram pegos somaram cerca de nove por dia, segundo analisado pela revista Época.

Com um número crescente de imigrantes que tentam entrar nos EUA via fronteira, em 19 de março, oficiais e agentes da CBP detiveram ou prenderam 3.974 imigrantes, o maior single desde o início da administração Trump. Seis outros dias desde meados de fevereiro superaram 3.595, superando a média diária de 3.530 no ano fiscal de 2006, segundo dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras obtidos pela NBC News.

Dados do Trac Immigration Project, da Universidade de Syracuse, mostram como a travessia de brasileiros voltou a aumentar.

Segundo dados do Trac Immigration Project, da Universidade de Syracuse, durante o ano fiscal (de 1º de outubro de 2017 a 30 de setembro de 2018), foram processados 594 brasileiros em tribunais de imigração americanos por terem entrado no país “sem inspeção”, ou seja, sem fiscalização nas fronteiras terrestres, aéreas (aeroportos) ou marítimas. De outubro de 2018 a fevereiro deste ano, já foram 308 processos — mais da metade, um aumento proporcional de 45,5%.

Mais bases de processamento

A massa de estrangeiros ilegais que atravessam a fronteira é composta principalmente por famílias. Em 12 de março, agentes da Patrulha da Fronteira prenderam 2.022 estrangeiros ilegais que chegaram como famílias de um total de 3.834 estrangeiros ilegais detidos naquele dia.

Como o Departamento de Segurança Interna é proibido por um tribunal federal de manter crianças sob custódia por mais de 20 dias, mesmo que elas sejam presas com sua família, o DHS divulgou mais de 100.000 estrangeiros ilegais que foram liberados no interior dos Estados Unidos até agora este ano.

Ainda segundo as autoridades de imigração, a liberação dos imigrantes sem transferência para a custódia da Imigração e Alfândega é arriscada porque muitos não voltam para continuar o processo legalmente de permanência no país. Além disso, sobrecarregam instituições de caridade locais e abrigos.

Por isso, o governo vem tentando aumentar bases de processamento de imigrantes que entram pela fronteira com o México. Com terras adicionais do Departamento de Defesa, o DHS seria capaz de deter estrangeiros ilegais em vez de libertá-los. O Pentágono sinalizou a Fort Bliss e a Goodfellow Air Force Base, no Texas, como locais potenciais, mas não houve nenhum progresso até o momento na construção de instalações.

O Pentágono autorizou US $ 1 bilhão para construção de muro de fronteira em 25 de março. Os fundos destinam-se à construção de 57 milhas de cercas nos setores fronteiriços de Yuma e El Paso. Em El Paso, as passagens de fronteira subiram 500% este ano. Agentes da Patrulha da Fronteira prenderam mais de 500 estrangeiros ilegais no espaço de 5 minutos em 19 de março.

O post Grupo com 30 brasileiros é detido por milícia na fronteira ao tentar entrar nos EUA apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News