Embora os legisladores não estejam convencidos, o governador Phil Murphy não está desistindo de seu plano de fornecer bônus de US $ 1.000 para cada bebê nascido no Garden State no próximo ano. O prazo para implementar um novo orçamento do estado está se aproximando, portanto, Murphy está empurrando o plano, argumentando que ajudaria a reduzir a desigualdade de renda e disparidades raciais que foram expostas pela crise COVID-19.

“Hoje é exatamente a hora para ideias ousadas, ideias cujo impacto no futuro será muito maior do que o modesto investimento que fazemos hoje”, disse Murphy durante um evento no Barbour Park em Paterson.

“É exatamente o momento para ideias ousadas que permitirão à próxima geração de New Jerseyans crescer com algo de valor em seu nome e algo que pode lhes dar uma vantagem inicial”, acrescentou.

O estado investirá US $ 1.000 em nome de cada bebê nascido em 2021 em famílias cuja renda seja inferior ao nível de pobreza federal. Para uma família de quatro pessoas, essa renda é inferior a US $ 131.000, de acordo com o Departamento do Tesouro do estado.

Murphy estima que três em cada quatro bebês nascidos no estado no próximo ano serão beneficiados. O destinatário terá acesso ao dinheiro quando completar 18 anos.

Cerca de 72.000 bebês de famílias elegíveis nascerão em 2021, estima o estado. Isso significa que a proposta custaria US $ 72 milhões.

Murphy também disse na quarta-feira que dependendo das finanças do estado, o estado pode adicionar mais dinheiro às contas no futuro.

New Jersey seria o primeiro estado do país a aprovar um plano de “bônus do bebê” se os legisladores o aprovarem. Mas o tempo está se esgotando, pois o Legislativo deve aprovar um orçamento final e Murphy deve sancioná-lo antes do final do mês.

Os legisladores duvidam que New Jersey possa pagar bônus por bebês devido aos desafios de receita do estado em meio à pandemia.

Murphy também pretende levantar US $ 1 bilhão em impostos, cortar US $ 1,5 bilhão e tomar emprestado US $ 4 bilhões para ajudar a fechar uma lacuna orçamentária de US $ 5,6 bilhões.

“Apesar do orçamento apertado e dos impostos que temos que aumentar, este é realmente um momento apropriado para distribuir títulos infantis que se beneficiarão daqui a 18 anos?”, perguntou o senador republicano Samuel Thompson ao tesoureiro estadual durante uma audiência pública.

“Temos preocupações em ambos os lados do problema de que temos necessidades urgentes hoje e precisamos nos concentrar no hoje”, disse o senador Paul Sarlo e presidente do comitê de orçamento do Senado.

Murphy disse que os vales-bebê podem ajudar jovens adultos no estado a obter educação universitária, fazer o pagamento de uma casa ou dinheiro para ajudar a iniciar um negócio.

Ele também enfatizou que isso ajudará a reduzir a desigualdade racial. O governador observou que o patrimônio líquido médio das famílias brancas nos Estados Unidos em 2016 era cerca de 10 vezes maior do que das famílias afro-americanas, de acordo com o Pew Research Center.

Fonte: Brazilian Press