O Vietnã baniu a exibição do filme “Barbie” devido a uma cena em que um mapa mostra o território reivindicado unilateralmente pela China no Mar do Sul da China, informou a mídia estatal nesta segunda-feira (3).

A “linha de nove traços” em forma de U é usada em mapas chineses para ilustrar suas reivindicações sobre vastas áreas do Mar do Sul da China, incluindo faixas do que o Vietnã considera sua plataforma continental, onde dispôs concessões de petróleo.

“Barbie” é o filme mais recente a ser banido no Vietnã por retratar a controversa linha de nove traços da China, que foi repudiada em uma decisão de arbitragem internacional de um tribunal de Haia, em 2016. A China se recusa a reconhecer a decisão.

Em 2019, o governo vietnamita cancelou o filme de animação “Abominable” da DreamWorks e, no ano passado, proibiu o filme de ação “Uncharted” da Sony pelo mesmo motivo. A Netflix também removeu um drama de espionagem australiano, “Pine Gap”, em 2021.

“Barbie”, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, estava originalmente programado para estrear no Vietnã em 21 de julho, a mesma data que nos Estados Unidos, de acordo com o jornal estatal Tuoi Tre.

“Não concedemos licença para o filme americano ‘Barbie’ ser lançado no Vietnã porque contém a imagem ofensiva da linha de nove traços”, informou o jornal, citando Vi Kien Thanh, chefe do Departamento de Cinema, um órgão do governo encarregado de licenciar e censurar filmes estrangeiros.

A Warner Bros. não se manifestou até o momento.

O Vietnã e a China há muito têm reivindicações territoriais sobrepostas a um trecho potencialmente rico em energia no Mar do Sul da China. O país do Sudeste Asiático acusou repetidamente os navios chineses de violar sua soberania.

Fonte: CNN Brasil