O chefe da Casa Imperial do Brasil, príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, morreu, nesta sexta-feira (15), aos 84 anos. Com isso, seu irmão, o príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, assume como chefe da Casa Imperial.

Com Dom Bertrand assumindo o posto, a linha de sucessão ao trono, caso o país vivesse sob uma monarquia, inclui cinco integrantes da Família Imperial Brasileira que ainda estão vivos.

Nenhum membro da Casa Imperial Orleans e Bragança chegou a reinar sobre o Brasil. A família é fruto do casamento entre a princesa Isabel, filha de Dom Pedro II, e o príncipe Gastão de Orleans, Conde d’Eu, membro da família real francesa.

Como Pedro II foi deposto após a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889, não ocorreu a oportunidade de um membro da Casa assumir um reinado.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou luto oficial de um dia pela morte de Luiz Gastão Maria José Pio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança. Ele era bisneto da princesa Isabel e reivindicava o título de “dom” por ser descendente da antiga família real brasileira.

Família Imperial

Dom Bertand

Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança assume como chefe da Casa Imperial / Divulgação/Casa Imperial do Brasil

Dom Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, príncipe Imperial do Brasil, assumiu os direitos dinásticos do irmão, o príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, e se tornou o Chefe da Casa Imperial do Brasil a partir desta sexta, com a morte de Dom Luiz.

Nascido no dia 2 de fevereiro de 1941, em Mandelieu-la-Napoule, Balneário no Sul da França, é o terceiro dos doze filhos do príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança. Teve o nascimento registrado no Consulado-Geral do Brasil em Paris.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, em maio de 1945, a Família Imperial Brasileira retornou ao Brasil.

Estudou nos Colégios Coração Eucarístico e Santo Inácio, no Rio de Janeiro, e no Colégio Cristo Rei, em Jacarezinho. Em 1964, concluiu o bacharelado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo.

Dom Antonio

Dom Antonio / Divulgação/Casa Imperial do Brasil

Dom Antonio João Maria José Jorge Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança é o terceiro na linha em uma suposta sucessão ao trono e à Coroa do Brasil, segundo informa o site da Família Imperial.

Ele é irmão de Dom Luiz e de Dom Bertrand. Nasceu no dia 24 de junho de 1950, no Rio de Janeiro, e é o sétimo dos doze filhos do príncipe Dom Pedro.

Estudou no Colégio Cristo Rei, em Jacarezinho, e no Colégio de Vassouras (RJ). Em 1976, se formou em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Barra do Piraí (atual Centro Universitário Geraldo Di Biase), no Sul do Rio de Janeiro.

Como engenheiro, trabalhou na Construtora Adolpho Lindenberg e na NUCLEN, empresa de capital misto formada pela Nuclebrás e pela empresa alemã KWU. Fez parte da assessoria da presidência da Varig Agropecuária S.A. e atuou na área comercial de diferentes empresas do Grupo Belga-Mineiro. Atualmente está aposentado e vive em um apartamento no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro.

Dom Rafael

Dom Rafael / Divulgação/Casa Imperial do Brasil

Dom Rafael Antonio Maria José Francisco Miguel Gabriel Gonzaga de Orleans e Bragança é o quarto na linha de sucessão.

Com 36 anos, Dom Rafael nasceu em 24 de abril de 1986 e é o terceiro dos quatro filhos do príncipe Dom Antonio e da princesa Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança.

Formou-se em Engenharia de Produção na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 2010. Atualmente, é sócio de uma empresa de consultoria com escritórios em Londres e Nova York (Estados Unidos).

Dona Maria Gabriela

Dona Maria Gabriela / Divulgação/Casa Imperial do Brasil

Dona Maria Gabriela Josefa Fernanda Yolanda Micaela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança é a mais jovem na linha de sucessão da Família Imperial. Nasceu no dia 8 de junho de 1989, no Rio de Janeiro, e é a caçula dos quatro filhos do Príncipe Dom Antonio.

Em 2012,  se formou em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente vive em Bruxelas, na Bélgica, onde trabalha na área de publicidade.

Dona Eleonora

Dona Eleonora / Divulgação/Casa Imperial do Brasil

Dona Eleonora Maria Josefa Rosa Philippa Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança de Ligne nasceu no dia 20 de maio de 1953, em Jacarezinho, no Paraná, sendo a oitava dos doze filhos do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança e a Princesa Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança.

Estudou no Colégio das Irmãs da Imaculada Conceição, em Jacarezinho, e no Colégio Sacré-Coeur de Marie, no Rio de Janeiro. Em 1978, concluiu o curso de Licenciatura em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Trabalhou na Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro.

Príncipe Henri

Dom Henri / Divulgação/Casa Imperial do Brasil

Henri Antoine Gabriël Wauthier Marie Lamoral de Ligne é o sétimo na linha de sucessão ao Trono da Família Imperial.

Nasceu em 1º de março de 1989, em Bruxelas, na Bélgica, é o segundo filho do nobre belga Michel, 14º Príncipe de Ligne, e da Princesa de Ligne, Dona Eleonora de Orleans e Bragança.

Foi registrado no Consulado-Geral do Brasil em Bruxelas, tendo dupla-nacionalidade, brasileira e belga.

Se formou em Direito, em 2013, pela Universidade de Maastricht, na Holanda. Em 2014, concluiu o mestrado em Direito Corporativo, também na Universidade Maastricht.

Fonte: CNN Brasil