Mais de 40 empresas ucranianas têm contratos para desenvolver drones para uso na guerra contra a Rússia, de acordo com o primeiro-ministro ucraniano Denys Shmyhal.

Shmyhal apareceu em um fórum marcando o primeiro aniversário do projeto “Exército de Drones”, que reuniu fabricantes ucranianos de veículos aéreos não tripulados. O primeiro-ministro disse que a produção de veículos aéreos não-tripulados (UAVs) aumentou dez vezes desde então.

Os drones de vigilância e de ataque desempenharam um papel crítico para ambos os lados no conflito ucraniano-russo, auxiliando no direcionamento de armas inimigas, rastreando o movimento de unidades e retirando armaduras.

Veja também: Rússia acusa Ucrânia de “ataque terrorista” com drones perto de Moscou

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”scNWpUDR-6I”

Shmyhal disse que o governo ucraniano alocou cerca de US$ 1 bilhão este ano para investir em fabricantes ucranianos de UAV.

“Eliminamos barreiras alfandegárias para importação de peças de reposição e conjuntos completos. A participação nos lucros dos fabricantes de UAV aumentou para 25% e foi tomada uma decisão que facilitará a produção em massa de munição para drones”, disse ele.

Mykhailo Fedorov, ministro ucraniano da transformação digital, exibiu cerca de 1.700 UAVs no fórum que estão sendo enviados para a linha de frente.

O programa já treinou 10.000 operadores em 26 centros de treinamento, e outros 10.000 devem ser treinados no futuro.

No entanto, alguns oficiais militares ucranianos observaram recentemente que a vantagem da Rússia na guerra eletrônica enfraqueceu a eficácia das operações de drones, já que Moscou é capaz de bloquear os UAVs.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil