A retomada do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) estão entre os destaques desta quinta-feira (29).

TSE retoma julgamento de Bolsonaro e resultado pode sair nesta quinta-feira (29)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma, nesta quinta-feira (29), a partir das 9h, o julgamento que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível.

O processo contra o ex-chefe do Executivo teve como origem uma ação de autoria do Partido Democrático Trabalhista (PDT) referente a uma reunião de Bolsonaro com embaixadores em julho de 2022.

Na ocasião, o ex-presidente fez ataques ao sistema eleitoral e a reunião foi veiculada pela emissora estatal “TV Brasil”. O PDT o acusa de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Na última terça-feira (27), o relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, votou para condenar Bolsonaro e deixá-lo inelegível pelo prazo de oito anos.

Os demais ministros votarão hoje, na seguinte ondem: Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e, por último, Alexandre de Moraes, presidente do TSE.

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”politica” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”5ON4uIKyJV0″

CMN se reúne nesta quinta (29) para debater metas de inflação; veja o que pode mudar

Sob as críticas do governo federal ao Banco Central (BC) pela manutenção da Selic em 13,75% ao ano, o Conselho Monetário Nacional (CMN) volta a se encontrar nesta quinta-feira (29), a partir das 15h, em Brasília.

O colegiado, composto pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), além do presidente do BC, Roberto Campos Neto, é responsável pelas metas da inflação perseguidas pela autoridade monetária.

Os encontros mensais do grupo são tradicionalmente acompanhados de perto pelo mercado financeiro, mas a reunião desta quinta tem um significado ainda maior, já que definirá as metas de inflação para o ano de 2026.

Além dos planos para daqui a três anos, é forte a queda de braço entre governo federal e BC pela revisão para cima das metas de 2024 e 2025, ambas de 3%, com margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Equipes encontram restos mortais entre os destroços do submersível Titan

A Guarda Costeira dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (28) que foram encontrados materiais orgânicos que seriam os restos mortais dos ocupantes do submersível Titan. Segundo informe, seriam “supostos restos humanos que foram cuidadosamente recuperados” do fundo do mar.

Os restos mortais foram recuperados “dentro dos destroços” do submersível, disse a Guarda Costeira em um comunicado à imprensa – um anúncio feito quase uma semana depois que as autoridades determinaram que o navio com destino ao Titanic havia implodido no Atlântico Norte, matando todos os cinco homens a bordo.

Profissionais médicos dos EUA analisarão os supostos restos mortais, disse a Guarda Costeira.

Aprovação de Putin na Rússia é de 81%, contrapondo Ocidente

O elo que liga os russos a Vladimir Putin não é da ordem do racional, mas do emocional.

Mais do que uma pessoa, Putin representa um lugar e um tempo: a União Soviética, onde todos — não só os russos, mas também as outras etnias — estavam juntos e seu país era respeitado pelos Estados Unidos e pela Europa.

A constatação é de Alexey Levinson, diretor de Pesquisas do Centro Analítico Yuri Levada, de Moscou, o mais importante instituto de opinião da Rússia. No cargo desde 2003, Levinson se baseia em mais de 270 pesquisas realizadas pelo Levada a partir da chegada de Putin ao poder, em 2000.

A última pesquisa, concluída na terça-feira (27), registra índice de aprovação de Putin de 81% — dois pontos a menos do que na sondagem de maio, variação considerada irrelevante.

Mais de 100 pessoas morreram após rompimento de barragem, diz Ucrânia

Mais de 100 pessoas morreram após o colapso da barragem de Nova Kakhovka, em Kherson no início deste mês, de acordo com a última atualização do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, nesta quarta-feira (28).

Mais de 60 corpos foram encontrados entre sábado (24) e domingo (25), de acordo com a atualização.

CNN informou anteriormente que o número de mortos no colapso da barragem havia subido para 45, com autoridades ucranianas e russas atualizando os mortos.

O colapso da barragem de Nova Kakhovka é um dos maiores desastres industriais e ecológicos da Europa há décadas. A catástrofe destruiu aldeias, inundou terras agrícolas, privou milhares de pessoas de energia e água potável e causou danos ambientais.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

*Publicado por Léo Lopes

Fonte: CNN Brasil