Algumas áreas dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina podem registrar temperaturas abaixo de 0°C nesta terça-feira (31), último dia de maio, segundo a Climatempo. A queda de temperatura já poderá ser sentida nesta segunda-feira (30).

A região Sul enfrenta uma frente fria, ainda segundo a empresa, e estes estados podem ter chuva e “precipitação invernal” — neve, chuva congelada ou congelante. Este fenômeno ocorre quando a atmosfera está muito fria e úmida.

Porém, as chances de nevar são baixas, pois as condições atmosféricas não são tão favoráveis quanto em 17 e 18 de maio, período em que a região Centro-Sul passou por uma frente fria intensa. Mesmo assim, temperaturas entre 0°C e 5°C devem ser observadas nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O frio mais forte deve acontecer na fronteira uruguaia, e várias áreas da depressão central, o sul e sudoeste gaúcho e a Campanha Gaúcha podem amanhecer com geada. Na sexta-feira (3), a possibilidade de geada se estende para todo o sul do Rio Grande do Sul.

Chuva forte

A maior probabilidade de chuva forte nesta terça-feira acontece no Paraná, com alerta para o centro-leste e norte do estado, além da Região Metropolitana de Curitiba.

Na quarta (1) e quinta (2), a precipitação mais volumosa e frequente será em Santa Catarina, Paraná e áreas da serra e planalto do Rio Grande do Sul. Esse quadro deve seguir até sexta-feira (3).

No norte e nordeste do Rio Grande do Sul, a chuva acontece de forma muito isolada e pontual, mas pode ocorrer pontualmente com intensidade na região de Porto Alegre, Caxias do Sul, áreas de serra e litoral do estado.

Fonte: CNN Brasil