O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (20) que “é necessário ter humildade” ao tratar sobre a reforma tributária, mas que se sente confiante no país para seguir com as mudanças na legislação.

“O Brasil está maduro para este salto”, afirmou a jornalistas. “Vamos adotar um regime tributário que tem vigência em 150 países e que funciona melhor do que a nossa economia hoje”.

O ministro disse ainda que quer dar “conforto” ao Congresso de que a reforma é o passo a ser dado no Brasil.

“Nós não podemos mais conviver com esse regime tributário (…) São bilhões, hoje, para você ter uma nova planta, uma nova refinaria. Então, nós temos que ter a seriedade de tratar o investimento estrangeiro e nacional com a devida consideração”, acrescentou.

Além disso, Haddad também comentou sobre o novo marco fiscal, que será votado pelo Senado Federak nesta quarta-feira (21). Segundo ele, não existem riscos de o projeto não ser aprovado.

“Do ponto de vista de regra fiscal, não há risco nenhum de não-aprovação, até porque os detalhes que estão sendo discutidos não ferem em nada o princípio da regra fiscal. O desenho está consolidado e os parâmetros também”, afirmou.

Haddad embarca nesta quarta-feira (21) para a França a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Após retornar ao Brasil, o ministro disse que estará a total disposição para tratar da reforma tributária.

“Eu vou estar, a partir de segunda-feira, 100% disponível para nós avançarmos nessa agenda, que é a prioridade das prioridades neste semestre”, afirmou.

*Publicado por Amanda Sampaio

Fonte: CNN Brasil