A polícia japonesa prendeu nesta quarta-feira (14) um soldado de 18 anos depois que ele atirou e matou dois soldados e feriu um terceiro em um campo de tiro militar no centro do Japão, informou o Ministério da Defesa do país.

O incidente aconteceu por volta das 9h (horário local) na cidade de Gifu e foi o primeiro tiroteio fatal em um campo de tiro da Força de Autodefesa Terrestre (GSDF, na sigla em inglês) desde 1984, segundo o chefe de gabinete da GSDF, o general Yasunori Morishita, a repórteres.

Os três instrutores, que a emissora pública NHK disse incluir um homem de 50 anos e dois de 20 anos, foram levados ao hospital, onde dois morreram, disse Morishita.

O suposto atirador, que está sob custódia da polícia, ingressou no GSDF em abril, acrescentou.

“Vamos investigar a causa do incidente para garantir que não aconteça novamente”, disse Morishita em entrevista coletiva.

Tiroteios são considerados raros no Japão, onde a posse de armas passa por uma regulamentação rígida. No ano passado, houve quatro mortes por arma de fogo no Japão, de acordo com a Agência Nacional de Polícia.

Entre as mortes, estava o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, que foi baleado e morto com uma arma caseira em julho. O suspeito, que ainda não foi julgado, já havia sido membro da SDF Marítima.

As mortes do SDF nesta quarta-feira ocorreram depois que um helicóptero militar caiu com 10 tripulantes a bordo no mar de uma ilha na província de Okinawa, no sul, em abril.

(Edição de Chang-Ran Kim, Christian Schmollinger e Michael Perry)

Fonte: CNN Brasil