O vice-presidente nacional do PT e deputado federal, José Guimarães, disse neste domingo (27) à CNN que o partido pretende confirmar seu apoio à reeleição do presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL), até quarta-feira (30).

O anúncio, explicou, depende ainda do processo de diálogo que está sendo feito pelo PT com os parlamentares de sua base e conta antes, também, com a apresentação da versão do Senado para a PEC de Transição ainda nesta semana.

A aprovação do texto que libera verbas extras para programas sociais no governo Lula é prioridade da equipe, de acordo com Guimarães.

“Começamos a dialogar com ele (Arthur Lira) sobre nossa participação na reeleição dele, tendo em vista os interesses do governo (Lula). Nesta semana podemos fechar essa construção e, evidentemente, anunciar a posição oficial do PT”, disse Guimarães.

“O PT tem um rito; ninguém pode atropelar o mecanismo de decisão do PT. Fizemos vários debates com a bancada (…) e, então, quarta-feira, pretendemos concluir essa etapa, ou seja, nos lançarmos na perspectiva de uma composição com o atual presidente [da Câmara], garantindo a voz do PT, dos partidos da federação e do novo governo.”

De acordo com Guimarães, “Lira tem o compromisso de que o texto que sair do Senado [da PEC da Transição], a Câmara ratificará, votará imediatamente”.

Confira a entrevista na íntegra no vídeo acima

Fonte: CNN Brasil