Para marcar o mês em homenagem às mulheres, o Senado tem realizado atividades voltadas à pauta feminina. Nesta quarta-feira (23), 21 mulheres de diversas áreas foram agraciadas com o diploma Bertha Lutz, símbolo da luta feminista no Século 20.

O diploma Bertha Lutz é um reconhecimento às pessoas que contribuíram para a defesa dos direitos da mulher e para as questões do gênero no Brasil. A homenagem aconteceu no plenário do Senado Federal e contou com a representatividade de mulheres políticas, servidoras, empresárias, da área de saúde e do direito.

Na abertura, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), lembrou o papel importante de Bertha Lutz, que leva o nome do prêmio. Depois de dois anos suspensa por causa da pandemia da Covid-19, a premiação Bertha Lutz voltou a ser entregue às mulheres homenageadas em um sessão no Senado. Neste ano, a honraria completa 20 anos.

Ao todo, 21 mulheres foram homenageadas. A lista é indicada pelas senadoras da bancada feminina. Mulheres que se destacaram no combate à pandemia no Brasil foram condecoradas: a ativista feminista, médica e escritora Jurema Werneck, e a infectologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Margareth Dalcolmo.

A primeira-dama Michele Bolsonaro, que não pôde comparecer, e a ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, Flavia Arruda, também receberam indicações.

A sessão homenageou ainda Maria da Penha, vítima de violência doméstica e símbolo da luta. Ela recebeu o diploma em 2005. Por videoconferência, Maria da Penha acompanhou a sessão e lembrou a lei criada para combater a violência contra a mulher no Brasil, sancionada em 2006

Fonte: CNN Brasil