Todo o litoral de São Paulo está em estado de alerta por causa da previsão de chuvas para este feriado de Páscoa, e, apesar de a meteorologia não indicar a possibilidade de um volume de chuvas como o que causou a tragédia de fevereiro em São Sebastião, no Litoral Norte, a chance de deslizamentos existe.

“Como a gente vem de um verão em que na maioria das regiões do estado choveu acima da média, a nossa preocupação é que o solo já está bastante encharcado”, relatou à CNN Rádio o diretor adjunto do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo, tenente Matheus Roncatto.

A possibilidade de temporais prorrogou por mais 15 dias a Operação Chuvas de Verão da Defesa Civil, que costuma ser encerrada em março.

“Tem chuva na faixa leste de São Paulo, que aperta e promete força a partir da tarde desta sexta-feira e continua até segunda”, informou a meteorologista da Climatempo Maria Clara Sassaki.

Equipes da Defesa Civil Estadual estão de sobreaviso para áreas de risco e recomendam que moradores deixem suas casas imediatamente ao se depararem com sinais que precedem deslizamentos. Rachaduras em paredes e muros, assim como inclinação de postes e árvores, são indicadores de movimentação de terra.

Nestes casos, a Defesa Civil Municipal deve ser acionada pelo telefone 199.

Fonte: CNN Brasil