O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (28) que a defesa de Anderson Torres explique em até 48 horas o motivo de o ex-ministro ter informado equivocadamente as senhas erradas de seu e-mail e dos dados armazenados em nuvem.

A Polícia Federal (PF) havia informado ao magistrado que “que nenhuma das senhas fornecidas estava correta”, o que teria inviabilizado a extração dos dados armazenados.

Em manifestação no inquérito em que Torres é investigado, a defesa do ex-ministro disse, também nesta sexta-feira (28), que ele teria se equivocado ao informar as senhas, dado seu estado de saúde.

“Em 14/04/2023, para demonstrar o seu espírito cooperativo, o peticionário apresentou algumas alternativas de senhas para que a Polícia Federal tivesse acesso aos seus dados”, diz a petição assinada pelo advogado Eumar Novacki.

“À vista das informações prestadas pela psiquiatra da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que dão conta da gravidade do quadro psíquico do requerente, e dos medicamentos que lhe foram (e estão sendo) ministrados, é possível que as senhas tenham sido fornecidas equivocadamente, dado o seu grau de comprometimento cognitivo”, completou.

A defesa disse que Torres tem “lapsos frequentes de memória e dificuldade cognitiva”.

“Ressalta-se ainda que, nos dias de hoje, é natural que os usuários não mais se preocupem em ‘decorar’ senhas, já que a modernidade permite que os aparelhos armazenem as senhas, com a possibilidade de utilização do ‘face ID’ ou mesmo de sua ‘digital’ para fins de acesso a seus dados pessoais, o que representa mais um empecilho para a memorização de senhas”.

Diante da dificuldade em informar as senhas corretas, a defesa pede a Moraes que determine à Apple e ao provedor de e-mail Uol para que entreguem à PF “todos os dados referentes à nuvem e ao e-mail pessoal” de Torres.

O advogado ainda afirmou que Torres “é o maior interessado na apuração célere dos fatos”, e tentou fornecer as senhas “em que pese não ter a obrigação constitucional” para isso.

Torres está preso desde 14 de janeiro por suposta omissão nos atos de 8 de janeiro. Nesta sexta-feira, o ministro do STF Roberto Barroso negou pedido de liberdade do ex-ministro.

Fonte: CNN Brasil