Pelo menos um míssil russo atingiu a área próxima ao Aeroporto Internacional Danylo Halytskyi, em Lviv, na manhã desta sexta-feira (18), informou o gabinete do prefeito da cidade à CNN.

Em uma postagem no Facebook, o prefeito Andriy Sadovyi disse que o local atingido era uma empresa de reparos de aeronaves. A operação foi interrompida devido à invasão russa, portanto, nenhum funcionário estava no local no momento do ataque.

“Mísseis atingiram a área perto do aeroporto de Lviv.  As janelas dos prédios de [uma] empresa de transporte estão danificadas. A situação no local está sendo esclarecida e atualizaremos mais tarde”, disse Sadovyi.

Não há informações sobre vítimas. O prefeito também pediu às pessoas que não compartilhassem fotos do local que foi atacado.

Equipes da CNN em Lviv ouviram diversas explosões por volta das 6h30 no horário local (1h30 no horário de Brasília).

Importância de Lviv

Localização: A cerca de 70 quilômetros da fronteira com a Polônia, Lviv fica às portas da OTAN – qualquer ataque na cidade pode gerar repercussões internacionais.

Refugiados: Lviv tornou-se o “ponto de encontro” para os ucranianos deslocados. Abriga mais de 200.000 refugiados internos em uma cidade de pouco mais de 700.000 habitantes, segundo o prefeito. Eles vieram para cidade em busca de relativa segurança, com muitos usando-a como ponto de parada antes de chegar à fronteira.

Logística: A região serve como uma rota crucial de fornecimento de armas para os militares ucranianos em um esforço de resistência mais amplo que frustrou os planos de Moscou.

Cultura: O centro histórico de Lviv é Patrimônio Mundial da UNESCO e o Museu Nacional abriga a coleção mais completa do país de arte sacra medieval e raros manuscritos religiosos.

Base temporária: A cidade se tornou o lar improvisado de muitas organizações de mídia e embaixadas, que foram forçadas a se mudar da capital da Ucrânia, Kiev.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil