O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reúne nesta quarta-feira (16) com o chefe de política climática da União Europeia, Frans Timmermans, em mais uma agenda bilateral na COP27, que ocorre em Sharm el-Sheik, no Egito.

Assim como ocorreu na terça (15), quando Lula encontrou o enviado especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry, e o Alto Representante Chinês para o Clima, Xie Zhen Huz, a reunião com o enviado da União Europeia será reservada.

Lula também fará seu pronunciamento no evento, na área da Organização das Nações Unidas (ONU). O pronunciamento do presidente eleito está marcado para às 12h15 horário de Brasília (17h15 em Sharm el-Sheik).

A expectativa, segundo apuração do analista sênior de internacional da CNN Américo Martins, é que Lula reafirme o compromisso do seu governo para conter o desmatamento e proteger a floresta. A intenção é dar um sinal positivo e indicar que pretende realizar grandes mudanças na agenda do clima brasileira.

Pela manhã, às 6h horário de Brasília (11h em Sharm el-Sheik), Lula participa de um evento com governadores que integram o Consórcio Amazônia Legal.

O painel, nomeado de “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”, contará com a presença dos governadores Waldez Góes (PDT), do Amapá; Gladson Cameli (Progressistas), do Acre; Mauro Mendes (União Brasil), do Mato Grosso; Helder Barbalho (MDB), do Pará; Wanderlei Barbosa (Republicanos), do Tocantins; e Marcos Rocha (União Brasil), de Rondônia.

Lula cumpre agenda no Egito até a próxima quinta (17). Após a COP27, o petista vai para Portugal, onde tem encontro com os chefes de Estado Marcelo Rebelo, presidente do país, e o primeiro-ministro, António Costa.

Fonte: CNN Brasil