O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou uma reunião de emergência com os aliados do G7 e da Otan à margem da cúpula do G20 em Bali, na Indonésia, na terça-feira (15), depois que a Polônia disse que um “míssil de fabricação russa” pousou em uma vila perto da fronteira com a Ucrânia, matando dois pessoas.

A explosão mortal no leste da Polônia – um país membro da OTAN – levantou temores de uma nova escalada na guerra Rússia-Ucrânia, que já dura meses.

Aqui está o que sabemos:

  • O que a Polônia diz

O Ministério das Relações Exteriores da Polônia disse na terça que um “míssil de fabricação russa” caiu na vila polonesa de Przewodów, perto da fronteira com a Ucrânia, matando duas pessoas. O ministério não especificou o tipo de míssil ou de onde foi disparado, mas o presidente do país disse que “provavelmente foi produzido na Rússia”. O incidente foi um “ato único” e não há evidências de outros mísseis, disse o primeiro-ministro da Polônia.

  • Perguntas não respondidas

As circunstâncias em torno do incidente, que marca a primeira vez que um país da Otan foi atingido diretamente durante o conflito de quase nove meses, permanecem incertas – incluindo quem disparou o míssil e de onde ele foi disparado. As forças russas e ucranianas usaram munições de fabricação russa durante o conflito, com a Ucrânia implantando mísseis de fabricação russa como parte de seu sistema de defesa aérea.

  • Por que está aumentando as tensões

A Polônia, membro da Otan, disse que Varsóvia está considerando invocar o Artigo 4 da aliança de defesa para discutir suas preocupações e também aumentará a prontidão de combate de algumas tropas polonesas. O Artigo 4 é um método de consulta que permite aos membros da aliança de 30 países trazer uma questão – geralmente sobre segurança – que os afeta para discussão no Conselho do Atlântico Norte, seu órgão de tomada de decisão.

Um morador local disse à CNN que ouviu um “uivo” aterrorizante quando um projétil voou sobre a cidade. Matthew Chance, da CNN, falou com o zelador de uma escola local, que disse que a força da explosão sacudiu as janelas das salas de aula, embora os alunos não estivessem dentro da escola quando a explosão ocorreu. A mídia polonesa informou que um projétil caiu em uma fazenda no país – mais ou menos ao mesmo tempo em que a Rússia lançou sua maior onda de ataques com mísseis contra cidades ucranianas em mais de um mês.

  • Reação dos líderes mundiais

Falando após uma reunião de emergência com os aliados do G7 e da Otan na cúpula do G20 em Bali, o presidente Biden disse que informações preliminares sugerem que é improvável que o míssil tenha sido disparado de dentro da Rússia. Biden disse que os aliados apoiariam a investigação da Polônia, que “determinaria coletivamente nosso próximo passo enquanto investigamos e prosseguimos”, acrescentando que havia “total unanimidade” entre os líderes.

  • O que a Rússia diz

Em um comunicado na noite de terça, o Ministério da Defesa da Rússia disse que os relatos da explosão foram “uma provocação deliberada para agravar a situação”. “Não houve ataques contra alvos perto da fronteira do estado ucraniano-polonês”, afirmou, acrescentando que fotos dos destroços publicadas pela mídia polonesa “da cena na vila de Przewodow não têm nada a ver com armas russas”.

  • O que acontece agora

Em uma declaração conjunta após a reunião de cúpula do G20, os líderes da Otan e do G7 disseram que ofereceram “total apoio” à Polônia e “permanecerão em contato próximo” para determinar os próximos passos apropriados. O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, presidirá uma reunião de emergência dos embaixadores da aliança na manhã de quarta-feira em Bruxelas para discutir o incidente.

Fonte: CNN Brasil