Página Inicial » Notícias » Fontes » CNN » Inteligência Artificial vira preocupação para atores e escritores; entenda

Inteligência Artificial vira preocupação para atores e escritores; entenda

Quantos atores são necessários para fazer os filmes e shows produzidos por estúdios e serviços de streaming? A SAG-AFTRA, o sindicato dos atores que tem 160 mil membros em greve desde a semana passada, teme que a inteligência artificial (IA) leve a muito menos atores empregados no futuro.

As negociações entre os atores e os grandes estúdios e serviços de streaming e televisão foram interrompidas por algumas questões, mas possivelmente nenhuma mais controversa – e mais desconhecida – do que o uso da IA.

Em Hollywood, pode parecer que a IA seria um problema maior para escritores do que atores, especialmente com o ChatGPT sendo usado para escrever de tudo, desde trabalhos de faculdades de direito e de negócios até resumos jurídicos, com vários graus de sucesso.

Vencer os limites da IA ​​é um problema para o Writers Guild of America, que está em greve contra os mesmos estúdios e serviços de streaming desde 2 de maio. Mas, o SAG-AFTRA e seus membros em greve também estão aterrorizados com as implicações da IA.

“Se não nos mantivermos firmes agora, todos estaremos em apuros. Todos nós correremos o risco de sermos substituídos por máquinas”, disse Fran Drescher, presidente da SAG-AFTRA em entrevista coletiva na semana passada.

Imagens geradas por computador, ou CGI, para criar atores virtuais e figurantes são algo antiquado em Hollywood.

Mas, assim como os computadores permitiram substituir os artistas de animação que costumavam desenhar 24 quadros de arte para cada segundo de filme, a IA permite o uso muito mais fácil e barato do CGI para gerar performances de atores que não estão lá. Assim, a SAG-AFTRA diz que os estúdios querem usar a IA para eliminar trabalhos de atuação.

Usar inteligência artificial para criar performances que nunca aconteceram não é apenas hipotético, já está acontecendo. Mas os deepfakes gerados por IA, como uma série de vídeos convincentes, mas totalmente fabricados, de um doppelganger de Tom Cruise, são encontrados principalmente nas mídias sociais, não em filmes ou programas dos estúdios.

Essa mesma tecnologia poderia ser usada para substituir os atores em papéis secundários em produções de estúdio e streaming – aqueles listados nos créditos com títulos como “segundo policial” ou “garçom no restaurante”. Essas funções geram um grande número de empregos dos quais os membros do SAG-AFTRA dependem para pagar suas contas.

A partir de agora, os dois lados não concordam sobre qual proposta os estúdios têm sobre a mesa sobre o uso de IA.

A Alliance of Motion Pictures and Television Producers (AMPTP), que representa os estúdios e serviços de streaming nas negociações, disse que sua proposta oferece novas proteções de IA para atores e que “protege as semelhanças digitais dos artistas, incluindo uma exigência de consentimento para criação e uso de réplicas digitais ou para alterações digitais de uma performance”.

Mas o sindicato insiste que a ameaça aos empregos é muito real e que as garantias do estúdio não valem tanto quanto a administração afirma.

“Eles propõem que nossos artistas de fundo possam ser scaneados, sejam pagos por um dia de pagamento e sua empresa deva possuir essa digitalização, sua imagem, sua semelhança e poder usá-la pelo resto da eternidade em qualquer projeto que eles querem sem consentimento e sem compensação”, disse Duncan Crabtree-Ireland, negociador-chefe do sindicato.

A AMPTP nega que isso esteja em sua proposta, dizendo que sua imagem só seria permitida para ser usada “no filme para o qual o ator de fundo é empregado”.

Especialistas dizem que qualquer acordo alcançado sobre a IA não levará a uma proibição total de seu uso para criar atores virtuais em filmes. O mais provável é que estabeleça regras para seu uso e compensação mínima para atores cuja voz ou imagem seja manipulada e inserida usando IA.

“Acho que já passamos desse ponto”, disse Anthony Palomba, professor da Darden School of Business, da Universidade da Virgínia, e especialista em ciência e mídia do entretenimento, referindo-se à proibição da IA. “Os estúdios hesitam em impor limites ao uso de IA. Os atores sabem que a tecnologia existe, mas não sabem para que vão usá-la.”

O uso de CGI para gerar performances virtuais tem sido feito em Hollywood por muitas décadas, produzindo fotos de multidões em filmes esportivos e guerreiros em cenas de batalha.

Houve até mesmo o uso ocasional de CGI há mais de 20 anos para criar close-ups de personagens falantes quando o ator não estava disponível. O CGI foi usado para filmar uma cena final de Nancy Marchand interpretando a mãe de Tony Soprano em “The Sopranos” da HBO em 2001, embora ela já tivesse falecido antes da cena ser escrita.

Mas o ritmo de mudança e avanço na tecnologia dA IA é uma das coisas que torna tão difícil chegar a um acordo, segundo os especialistas.

“Essa tecnologia está avançando tão rapidamente que é muito difícil criar um conjunto significativo de detalhes e diretrizes que não fiquem desatualizados em um curto período de tempo”, disse Rowan Curran, analista da Forrester e especialista em IA e aprendizado de máquina.

“A verdadeira ansiedade e emoções não são apenas o que está acontecendo agora, mas um olhar para o futuro”, disse Joshua Glick, professor visitante de cinema e arte eletrônica na Bard.

Questionado se os trabalhos de escritor ou ator correm maior risco com a IA, Palomba, da Universidade da Virgínia, respondeu: “Não tenho certeza se alguém sabe a resposta para isso. Se eles dizem que sim, eles estão mentindo para você.”

A luta pela IA é sobre o controle e as técnicas usadas em futuros filmes e programas, e um impacto difícil de calcular que terá nos empregos. Encontrar um meio-termo pode ser especialmente difícil de fazer por esse motivo, de acordo com especialistas.

“Acho que é difícil com a IA porque eles estão negociando sobre algo que ninguém sabe ao certo qual será o impacto daqui a alguns anos”, disse Andrea Schneider, professora da Cardozo Law School e especialista em negociações e resolução de conflitos.

Seja como for que essa questão surja nessas duas greves, não será a última vez que ela surgirá nas negociações trabalhistas. Até 300 milhões de empregos em tempo integral em todo o mundo poderiam ser automatizados de alguma forma pelo uso da IA, de acordo com uma estimativa do Goldman Sachs.

“Os atores e escritores são uma espécie de canário na mina de carvão”, disse David Gunkel, professor de comunicação da Northern Illinois University, que rastreia IA em mídia e entretenimento. “Eles estão enfrentando isso primeiro, abordando a questão muito antes dos motoristas da UPS.”

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil