O vice-presidente da República e ministro da Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), anunciou nesta quarta-feira (15) que o ex-governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg (PSB) será o novo secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria da pasta. A nomeação ainda não fui publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Alckmin fez o anúncio do novo cargo do colega de partido em postagem em uma rede social. “Entre suas realizações, Rollemberg teve papel destacado para o fechamento do lixão do DF, que acarretava problemas ambientais graves, e para a implementação da política de integração lavoura-pecuária-floresta, iniciativa para aumentar a produtividade com proteção do meio ambiente. Seja bem-vindo, Rollemberg”, escreveu.

À CNN, Rollemberg disse que está “muito feliz” e que “é uma área desafiadora”. “É uma área portadora de futuro, tanto do país quanto do planeta. O Brasil tem potencial imenso na economia verde, de aliar geração de renda, de emprego com sustentabilidade ambiental. Temos muitas áreas para tratar, como mudança da matriz elétrica, biomassa, etanol, transporte público, a questão de alimentos funcionais, a de políticas de reflorestamento, que são fundamentais, de sequestro de carbono. É muito amplo”, explicou.

E salientou que “o grande desafio dessa secretaria, que é nova, é articular com as instituições de fomento, que podem ajudar a secretaria, como BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e articular políticas com demais ministérios, como do Meio Ambiente, da Agricultura e da Ciência e Tecnologia”.

Histórico

Ex-deputado, ex-senador e ex-governador, Rollemberg é formado em História pela Universidade de Brasília (UnB). Nasceu no Rio de Janeiro e se mudou para Brasília com menos de um ano, em 1960. Filiado ao PSB desde 1985, ele se candidatou pela primeira vez no DF em 1994.

Rollemberg foi governador do DF de 2015 a 2018, quando tentou a reeleição para o Palácio do Buriti, mas foi derrotado por Ibaneis Rocha (MDB). No ano passado, o político tentou uma vaga na Câmara dos Deputados. Ele recebeu 51.926 votos, mas não se elegeu.

Fonte: CNN Brasil