A promulgação pelo Congresso Nacional da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta de 65 para 70 anos a idade máxima para a escolha e nomeação de membros de tribunais superiores, e a cassação unânime do mandato do ex-deputado estadual Arthur do Val (União-SP), estão entre os destaques desta terça-feira (17).

PEC para nomeação de membros dos Tribunais Superiores

O Congresso Nacional promulgou nesta terça-feira (17) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que eleva para 70 anos a idade máxima para a escolha e nomeação de membros do STF (Supremo Tribunal Federal)STJ (Superior Tribunal de Justiça), dos Tribunais Regionais Federais, do Tribunal Superior do Trabalho, dos Tribunais Regionais do Trabalho, do Tribunal de Contas da União e dos ministros civis do Superior Tribunal Militar (STM).

Arthur do Val cassado

Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) decidiu, por unanimidade, com 73 votos a 0, pela cassação do mandato do ex-deputado estadual Arthur do Val (União-SP). O político, que ficará inelegível por oito anos, foi julgado por quebra de decoro parlamentar devido ao envio de mensagens de voz fazendo comentários sexistas sobre ucranianas que tentavam deixar o país para fugir da invasão russa.

Pescador morre após ciclone Yakecan

Um homem de 51 anos morreu no Rio Grande do Sul após a passagem do ciclone subtropical Yakecan, que atingiu o Sul do Brasil na noite de segunda-feira (16). Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo de um pescador foi encontrado no Lago Guaíba na manhã de hoje (17). As informações são de que o pescador estava na Ilhota do Arado e tentou retornar para Porto Alegre, quando o barco em que ele estava virou por conta da situação climática. A outra pessoa a bordo foi resgatada com vida.

Um milhão de vítimas da Covid nos EUA

Mais de um milhão de pessoas já morreram de Covid-19 nos EUA desde o início da pandemia, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins – um lembrete de que a pandemia ainda não acabou, mesmo que grande parte do país se afaste das medidas Covid-19. E especialistas acreditam que o verdadeiro custo da doença é ainda maior. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA estimam que o número de mortes pela doença nos EUA foi cerca de 32% maior do que o relatado entre fevereiro de 2020 e setembro de 2021.

Queda do dólar

dólar fechou em queda de 2,14%, cotado a R$ 4,942. Foi a maior queda percentual diária desde 24 de julho de 2021. Desde 4 de maio que a moeda não ficava abaixo dos R$ 5. Neste pregão, a moeda seguiu o desempenho no exterior em meio a um otimismo do mercado sobre um possível fim nos lockdowns na China ao longo das próximas semanas. O real liderou os ganhos entre as principais divisas mundiais nesta terça-feira.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

*Publicado por Renata Souza

Fonte: CNN Brasil