A Dinamarca decidiu expulsar 15 diplomatas russos após relatos de valas comuns sendo encontradas e de assassinatos de civis na cidade ucraniana de Bucha, disse o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Jeppe Kofod, nesta terça-feira (5).

“Este é outro exemplo de brutalidade, crueldade e crimes de guerra que aparentemente ocorreram em Bucha”, disse Kofod durante uma coletiva de imprensa.

A mudança vem depois que vários outros países da União Europeia, incluindo França e Alemanha, na segunda-feira, disseram que expulsariam diplomatas russos.

O Ministério das Relações Exteriores dinamarquês disse que não queria cortar os laços diplomáticos com Moscou e que o embaixador russo e o resto da embaixada não faziam parte da expulsão.

O Serviço de Segurança e Inteligência dinamarquês disse, em um relatório no início deste ano, que a embaixada russa empregava vários oficiais de inteligência envolvidos em espionagem.

“Queremos enviar um sinal claro à Rússia de que a espionagem em solo dinamarquês é inaceitável”, disse Kofod.

Moscou, que alega que imagens de civis executados em Bucha são produtos falsificados da propaganda ucraniana e ocidental destinada a desacreditar a Rússia, disse que retaliaria a Dinamarca pela expulsão, informou a agência de notícias RIA, citando o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Fonte: CNN Brasil