Uma comissão externa da Câmara dos Deputados vai acompanhar as investigações do assassinato do indigenista Bruno Pereira Araújo e do jornalista britânico Dom Phillips. Requerimentos foram aprovados, nesta terça-feira (21), para que os membros da comissão visitem a região do Vale do Javari, no Amazonas, onde os dois foram mortos enquanto faziam um trabalho voltado à proteção da comunidade indígena. As informações são do analista de política da CNN Leandro Resende

Entre os requerimentos aprovados está o encaminhamento para a Polícia Federal e para a Polícia Militar do Amazonas, com um pedido de proteção para as lideranças da União dos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).

Foram os indígenas que começaram as investigações do sumiço do Bruno e do Dom, no início de junho, e eles que foram para a mata atrás dos indícios que levaram à prisão de alguns suspeitos deste crime que ainda está sendo investigado.

Segundo o deputado José Ricardo (PT-AM) relatou ao analista da CNN Leandro Resende, o parlamentar teve uma reunião nesta segunda-feira (21) com alguns representantes dos indígenas que estão em Brasília, o grupo está na capital federal fazendo pressão para não deixar o clamor dessa história acabar.

Os indígenas disseram que estão com muito medo, com isso, a comissão fez um pedido para que sejam especificamente protegidas as equipes de vigilância da Univaja, esquipe que foi treinada por Bruno Pereira Araújo e que começou a patrulhar o entorno do Vale do Javari.

Além dessa equipe de vigilância, o pedido de proteção é para os coordenadores da Univaja que tem se exposto muito para cobrar esclarecimentos sobre as mortes.

De acordo com Leandro Resende, além desse requerimento aprovado, os deputados também querem fazer uma visita ao Vale do Javari, na semana que vem, para ver de perto a situação que os indígenas estão relatando em Brasília.

Fonte: CNN Brasil