Somente em 2021, a Controladoria-Geral da União (CGU) recuperou R$ 1,8 bilhão aos cofres públicos em cinco acordos de leniência.

Os dados foram divulgados pelo ministro Wagner Rosário, em entrevista à TV Brasil, em que também afirmou haver mais dois acordos que devem ser fechados até o final deste mês.

Segundo Rosário, as negociações de colaboração com a Justiça têm “um nível de recuperação jamais visto na administração pública”. O ministro informou que existem, agora, mais 24 acordos de leniência em andamento.

De acordo com a CGU, suas ações em combate à corrupção resultaram na demissão de 445 servidores. O número aumenta quando contabilizados todos os funcionários públicos demitidos por corrupção desde a criação da CGU, em 2003. Ao todo, 8.500 servidores foram dispensados dos seus cargos.

Wagner ressalta ainda que o trabalho preventivo que a controladoria realiza com a condução de programas de integridade, que detectam, evitam e solucionam casos de corrupção em toda a administração pública.

Com informações da Agência Brasil*

Fonte: CNN Brasil