Desde que a Disney lançou o primeiro teaser de seu remake live-action de “A Pequena Sereia”, a internet foi inundada com uma onda de críticos reclamando que Ariel, a mulher peixe subaquática completamente fictícia, não deveria ser negra.

Hashtags como #notmyariel (#nãoéminhaariel) estão circulando nas mídias sociais, e o YouTube escondeu o contador de desgostos no vídeo oficial depois que foi bombardeado com comentários racistas e mais de 1,5 milhão de “não curtidas”.

Um grupo de críticos chegou a compartilhar uma versão digitalmente alterada do teaser que apresentava uma mulher branca no lugar da estrela do filme, Halle Bailey.

Até agora, sabemos que não é incomum ver respostas racistas sempre que uma pessoa de cor é escalada para um papel considerado “tradicionalmente” branco.

Embora existam muitas razões legítimas para não gostar de um filme, esses críticos geralmente escondem seu desconforto por trás de outros argumentos fracos, alegando precisão histórica ou cultural, ou até mesmo ciência.

Aqui estão alguns argumentos que as pessoas levantaram para protestar contra a escolha do elenco:

“A Pequena Sereia” é uma história dinamarquesa, portanto Ariel deveria ser branca

A história original da “Pequena Sereia” foi escrita por Hans Christian Andersen e publicada pela primeira vez em 1837. Se considerarmos esse argumento, de acordo com o texto, Ariel e o resto de seus parentes sereia são criaturas das profundezas do oceano e de um período muito antigo no tempo. Então, não é Dinamarca ou qualquer lugar perto dela.

Se os críticos estão realmente preocupados em permanecer fiéis à história original, não devemos encobrir o final original em que a sereia é instruída a matar seu príncipe, mas joga a faca fora em desespero e se dissolve em espuma do mar.

Sem mencionar que, enquanto a versão da Disney de 1989 tem um príncipe Eric com olhos azuis brilhantes, Anderson descreveu especificamente o príncipe como tendo “olhos pretos como carvão” e “cabelos negros”.

As sereias vivem no fundo do mar e, portanto, não teriam pele escura

“Do ponto de vista científico, não faz muito sentido ter alguém com pele mais escura que vive no fundo do oceano.”

É o que diz o especialista de extrema-direita Matt Walsh, que opinou sobre o elenco de “A Pequena Sereia” no “The Matt Walsh Show”. Ele afirma que enquadrou o comentário como uma piada, já que ele continua dizendo que “não apenas a Pequena Sereia deve ser pálida, ela deve, na verdade, ser translúcida”.

No entanto, o contexto de seu comentário ainda é racialmente carregado, e ele ainda sugere que a pele pálida está mais próxima de uma sereia “científica” do que a pele escura.

Novamente, se vamos dar uma olhada acadêmica nesses pedaços desnecessários de discurso, nem todas as criaturas abissais são pálidas.

Nem todas as criaturas subaquáticas são pálidas. Além disso, como as sereias também se aproximam o suficiente da superfície para ver outros humanos, se você quiser olhar para isso cientificamente, as sereias provavelmente teriam um tipo específico de pigmentação que permitia tanto a existência de mar profundo quanto de águas rasas.

Também sabemos que, séculos atrás, os marinheiros muitas vezes confundiam um animal em particular com uma sereia: o peixe-boi, que não é pálido. (Vale lembrar, “A Pequena Sereia” não é real)

As sereias são uma figura mitológica europeia e, portanto, Ariel deveria ser branca

Inúmeras mensagens no Twitter surgiram com pessoas tentando argumentar sobre o folclore europeu, ou mesmo épicos de Homero como “A Odisseia”, que têm algum tipo de monopólio sobre a ideia de sereias.

Na realidade, é fascinante ver quantas culturas diferentes ao longo da história chegaram a temas folclóricos paralelos. Criaturas humanoides que habitam a água fazem parte de inúmeras mitologias ao redor do mundo.

O folclore do leste asiático e oceânico está repleto de histórias de reinos subaquáticos e seres bons e maus, desde o Magindara em algumas regiões das Filipinas até o conto da princesa indiana Suriratna ou Hwang-ok que chegou à Coreia do Sul.

Contos folclóricos do Oriente Médio compilados na coleção clássica “Arabian Nights”, que remonta a mais de mil anos, apresentam vários relatos de criaturas humanas que habitam o mar.

Em partes da África continental e entre a diáspora africana, o folclore descrevendo espíritos da água, muitas vezes na forma de belas mulheres, é comum. De acordo com a mitologia Shona no Zimbábue, os “njuzu” são sereias que ocupam lagos ou rios.

(Além disso, nem todos os europeus são brancos. E “A Pequena Sereia” não é real.)

Fazer Ariel Black está arruinando a infância e mudando o personagem

Em fóruns e seções de comentários em toda a internet, as pessoas estão debatendo se um novo Ariel de pele escura de alguma forma nega ou apaga a versão clássica de 1989.

“A Pequena Sereia” de 1989 da Disney ainda está disponível para assistir, possuir e compartilhar. A personagem animada de Ariel faz parte da lucrativa franquia “Disney Princess” da Disney e seu nome e imagem são propriedades valiosas e fortemente registradas da Disney. A Ariel ruiva e de pele clara está aqui para ficar.

Longe de arruinar a infância, muitos fãs pensam que fazer uma leitura diferente de Ariel só aumentará a magia da Disney. Basta olhar para as doces reações de crianças negras e os elogios de ícones da Disney como Jodi Benson, a voz da Ariel original.

Mais importante, o remake de um filme não apaga a existência dos filmes anteriores: Mr. Darcy de 1999 e Mr. Darcy de 2005 vivem em harmonia com todos os outros personagens dos cerca de 300 remakes de “Orgulho e Preconceito”.

A história de “Cinderela”, que antecede até a famosa versão dos Irmãos Grimm, parece ter um remake diferente a cada ano.

Uma versão notável, “Cinderella”, de 1997, apresentava um elenco racialmente diversificado que incluía a cantora Brandy como a primeira Cinderela Negra e Whitney Houston como a fada madrinha. Foi ao ar na TV como parte do “Mundo Maravilhoso da Disney”.

Embora a Disney tenha produzido uma releitura muito famosa de “A Pequena Sereia”, não é o primeiro, único ou universalmente definitivo trabalho. Ninguém possui o conceito de sereias ou como elas se parecem. Um adolescente branco e ruivo animado não é a única versão de “A Pequena Sereia” que existe.

Além disso – e isso é muito importante – “A Pequena Sereia” não é real.

Assista ao trailer de “A Pequena Sereia”:

[embedded content]

Fonte: CNN Brasil