A ativação das estações com tecnologia 5G em São Paulo e a reunião que pode selar uma possível aliança entre o ex-presidente Lula (PT) e André Janones (Avante) estão entre os destaques desta quinta-feira (4).

Cidade de São Paulo recebe 5G nesta quinta-feira (4); veja o que muda com a tecnologia

Um mês após sua estreia no Brasil, o 5G chega a São Paulo nesta quinta-feira (4). A capital paulista é a quinta cidade a ter a tecnologia em funcionamento no país. Antes, Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre implementaram a última geração da internet móvel em seus territórios.

A partir desta quinta, as prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação do 5G, que ocorreu no fim do ano passado, já podem ativar as estações com a tecnologia.

Nesta primeira fase, em São Paulo, seriam necessárias, no mínimo, 462 estações ativadas até o dia 29 de setembro, data que também foi estabelecida pela Anatel para que todas as capitais brasileiras estejam com a tecnologia liberada.

A Anatel disse que até esta terça-feira (2) recebeu 1.378 pedidos de licenciamento na faixa de 3,5 GHz no município paulista – quase o triplo do que foi considerado necessário inicialmente.

Lula e Janones se reúnem nesta quinta (4) e podem selar aliança no 1º turno

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o candidato à Presidência André Janones (Avante) se reúnem, nesta quinta-feira (4), para discutir uma possível aliança ainda no primeiro turno. Nas últimas semanas, os dois conversaram por telefone e trocaram acenos no Twitter.

Em 29 de julho, Janones admitiu que não iria se opor a retirar a candidatura “caso o plano de governo com chances de vitória, venha encapar essas propostas que a mim são caras”. O Avante já concordou com o apoio ao petista.

O encontro entre os candidatos ao Planalto será realizado em São Paulo, às 15h. Como mostrou o analista da CNN Gustavo Uribe, Janones levará a Lula uma relação de propostas para serem incorporadas no programa de governo do petista. Em contrapartida, o deputado federal abriria mão da candidatura em apoio a Lula.

Copom eleva Selic em 0,5 ponto, a 13,75% ao ano, mesmo patamar de dezembro de 2016

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (3) uma alta de 0,5 ponto percentual na Selic. Com isso, a taxa básica de juros da economia foi de 13,25% para 13,75% ao ano, mesmo patamar de dezembro de 2016.

A decisão foi unânime e veio em linha com a expectativa geral do mercado. Em comunicado, o comitê deixa a porta aberta para mais uma alta, de menor magnitude, em setembro.

“O Comitê avaliará a necessidade de um ajuste residual, de menor magnitude, em sua próxima reunião. O Copom enfatiza que seguirá vigilante e que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas”, diz.

O comunicado também indica que o BC começa a olhar para 2024 como parte do horizonte relevante.

Senado aprova MP que altera regras de auxílio-alimentação e regulamenta teletrabalho

O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (3), Medida Provisória (MP) que altera regras para a concessão do auxílio-alimentação a trabalhadores e regulamenta o teletrabalho adotado por empresas. A matéria agora segue à sanção presidencial.

Pelo texto aprovado, o vale-alimentação não poderá ser gasto em outras atividades a não ser a compra de comida. O valor do vale deve ser utilizado para pagar refeições em restaurantes e estabelecimentos similares ou para a aquisição de gêneros alimentícios em estabelecimentos comerciais, diz o texto.

A proposta aprovada pelos senadores permite que o trabalhador realize o saque do saldo não utilizado do vale-alimentação ao final de 60 dias.

De acordo com a proposta, será possível também a portabilidade gratuita do serviço, se o trabalhador quiser mudar a bandeira do cartão, a partir de 1º de maio de 2023.

O texto ainda proíbe que as empresas que fornecem os vales-alimentação deem descontos para quem contratá-las.

China inicia exercícios militares “sem precedentes” em torno de Taiwan

O Exército de Libertação Popular da China iniciou exercícios militares sem precedentes em seis áreas que circundam Taiwan nesta quinta-feira (4), informou a televisão estatal chinesa. As atividades incluem disparos com munição real nas águas e no espaço aéreo ao redor de Taiwan.

Os exercícios acontecem um dia após uma visita da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à ilha que Pequim considera território chinês e devem terminar no próximo domingo (7), de acordo com a reportagem da televisão estatal.

O Comando Oriental da China disse que completou vários disparos de mísseis convencionais em águas ao largo da costa leste de Taiwan na quinta-feira como parte dos exercícios planejados. O Ministério de Defesa da ilha disse que projéteis também foram disparos nas águas ao nordeste e sudoeste.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Fonte: CNN Brasil