Como hoje é feriado, serei breve e leve. Vamos de receitinha.

Como o feriado de hoje é em homenagem a Tiradentes, vamos de receita mineira. A mais popular de todas: pão de queijo. Numa versão facílima de fazer, nem por isso menos deliciosa.

Escolhi uma receita que o chef belorizontino Leo Paixão tornou célebre, com apenas três ingredientes. Fica ainda mais fácil na air fryer, o eletrodoméstico que virou xodó das multidões na pandemia. Uma air fryer veio morar comigo recentemente, estamos nos conhecendo… aquela fase do relacionamento que é um grude só. Mas chega de enrolação.

Você mistura medidas iguais de polvilho (a receita pede o azedo, mas eu só tinha o doce, e funcionou que é uma beleza) queijo minas (meia cura ou curado) e creme de leite UHT, esses de caixinha. Pode por sal a gosto também… eu deixei para lá, o queijo já era bem salgado. Deixa um tempo na geladeira para ficar mais fácil de manusear a massa. Aqui, a massa dormiu na geladeira ontem para o café da manhã de hoje.

Aqueça a air fryer por cinco minutos em temperatura máxima (200 ºC) e vá moldando as bolinhas. Depois as transfira para o aparelho e asse nesses mesmos 200 ºC, por cerca de 10 minutos.

E acabou.

Ah, sim: quem não tiver air fryer pode fazer no forno.

(Siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais.  Acompanhe os posts do Instagram, do Facebook  e do Twitter.)

Fonte: Folha de S.Paulo