15/01/201812h13A agência de classificação de risco Moody’s advertiu nesta segunda (15) que a pelo governo brasileiro é negativa para a nota de crédito do país.
Na Moody’s, o Brasil tem rating Ba2, dois níveis abaixo do grau de investimento –espécie de selo de bom pagador.
A regra de ouro impede o governo federal de emitir dívida em volume superior ao investimento. Quem descumpre esta regra pode ser acusado de crime de responsabilidade, algo que pode terminar no impeachment do presidente da República.
Segundo a Moody’s, o governo fracassou em controlar os gastos obrigatórios e terá, neste ano ou no próximo e pela primeira vez desde que a regra foi criada, que começar a emprestar para financiar os atuais gastos. Esse cenário, diz a agência, é negativo para o crédito do país.
“A necessidade do governo de flexibilizar a regra, apesar de um cenário econômico mais benigno (o PIB deve crescer 2,5% em 2018, em comparação com 0,6% estimado para 2017), nos leva a esperar que o governo brasileiro vai enfrentar uma piora fiscal persistente e uma elevada necessidade de financiamento nos próximos anos”, continua.

Fonte: Folha de S.Paulo