Do alto do oitavo andar de um prédio no Sumaré –sem varanda gourmet, mas com churrasqueira na cobertura (e uma síndica com regras escalafobéticas quanto ao uso das ditas-cujas)–, assisto à passagem de fotos no meu Instagram.

Amigos grelham picanhas, costelas, espetos de queijo de coalho à beira da piscina. Os mais atrevidos ostentam porterhouses, tomahawks e armas afins. Cheguei a ver um boi no rolete, mas não transo essas coisas.

Eu salivo e invejo. Também reajo.

Meu primeiro post para a Folha foi sobre churrasco de apartamento. É um ofício em que busco me aprimorar, pois já me conformei com o fato de que nunca vou possuir uma cada de praia/campo com churrasqueira.

Aquilo foi mais de dois anos atrás. Já recolhi informação bastante para elaborar um pequeno guia, que vem a seguir.

EQUIPAMENTO

Fumaça é algo inerente ao churrasco. Você pode reduzi-la, mas não eliminá-la. Uma boa coifa é sempre recomendável. Menos urgente em apartamentos com boa ventilação –o caso da minha morada atual.

Você pode optar por usar carvão ou uma grelha de cerâmica usada no Japão para grelhar peixes. Você encontra essa grelha, que vai direto sobre a chama do fogão, em lojas da Liberdade (centro de São Paulo). Por estranho que pareça, ela produz mais fumaça do que o carvão de briquete. Também é mais prática e mais rápida.

Se escolher o carvão, tenha uma boa frigideira de ferro fundido e uma grelha que possa se encaixar sobre ela.

Para pequenas porções, a loja Daiso oferece por atraentes R$ 50 uma churrasqueira de mesa com o tamanho de um cinzeiro grande. É feita na China para japoneses que enchem a cara enquanto comem yakitori (espetos de frango). Cabem três asas ou um bife alto e estreito, como um medalhão.

Verifique, em qualquer caso, se os extintores do corredor estão dentro dos conformes.

COMBUSTÍVEL

O carvão usado em ambientes fechados deve ser o briquete, feito com material compensado, que dificilmente produz chamas, queima de modo uniforme e faz pouca fumaça. O carvão normal até pode ser empregado, se você arcar com as consequências de uma casa tomada pela fumaça –e as consequentes queixas dos vizinhos.

ACENDIMENTO

A grelha de cerâmica se comporta como uma panela ou frigideira. Acenda o bico do gás e deixe aquecer por cerca de cinco minutos.

Na frigideira, coloque carvão até cobrir toda a superfície da panela, mas sem encostar na grelha. Você pode acender como uma churrasqueira normal (com álcool em gel) ou deixar a frigideira sobre o fogão aceso até que o carvão fique em brasa.

Já a churrasqueira de mesa requer álcool em gel e paciência. Um maçarico acelera o processo.

CARNES

Qualquer carne pode ser grelhada no apartamento. Você só deve ter em mente que algumas fazem muito mais fumaça do que outras. Quanto mais gorda a carne, mais fumaça.

Pouca fumaça:  filé mignon de boi e de porco, miolo de alcatra, fraldinha sem gordura, frango sem pele, lombo de porco, peixes magros, vegetais em geral.

Média fumaça: lombo de porco ou de boi (contrafilé, bife ancho, bife de chorizo), queijo de coalho.

Muita fumaça: picanha, copa lombo, frango com pele, linguiça, sardinha.

BOMBEIROS

193

(Siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais.  Acompanhe os posts do Instagram, do Facebook  e do Twitter.)

Fonte: Folha de S.Paulo