A partir da próxima segunda (11), visitantes que chegarem em Cabo Frio (RJ) em ônibus de turismo ou se hospedarem na cidade precisarão apresentar um teste rápido para a Covid-19 com resultado negativo.

Segundo decreto municipal, o teste deve ser feito com até 72 horas de antecedência ao desembarque no município da Região dos Lagos fluminense. Também serão aceitos os testes de pesquisa de antígenos e RT-PCR, realizados com coleta de material no nariz e garganta.

Se o visitante chegar à cidade em ônibus turístico, deve apresentar o exame à empresa de transporte, que terá que mostrar o resultado de todos os passageiros, motoristas e guias aos funcionários do Terminal de Ônibus de Turismo de Cabo Frio.

Caso falte o teste de algum tripulante ou algum dos exames tenha resultado positivo, os passageiros não poderão desembarcar.

A medida atinge também meios de hospedagem. Para conseguir fazer o check-in, os hóspedes terão que apresentar um teste para Covid, no mesmo modelo dos passageiros de ônibus turísticos.

As hospedagens devem enviar diariamente à prefeitura um relatório com os check-ins e check-outs realizados, além dos testes recebidos, e só podem operar com 75% da capacidade.

Por causa da alta dos casos de Covid-19, Búzios, outra cidade da Região dos Lagos, chegou a ordenar em dezembro que todos os turistas deixassem a cidade em 72 horas, mas a decisão foi derrubada.

A exigência de testes para Covid-19 como barreira para a entrada de turistas está em vigor em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. Para o turismo doméstico, contudo, é raridade. Por aqui, o arquipélago de Fernando de Noronha (PE) também exige apresentação de exames dos visitantes, mas só são aceitos testes do tipo RT-PCR, feitos até 48 horas antes do embarque.

Fonte: Folha de S.Paulo