Traficantes que vendem “fentanil” agora são tratados como assassinos na FlóridaMais traficantes de drogas na Flórida estão enfrentando acusações de assassinato por vender o poderoso opioide fentanil a pessoas que acabaram sofrendo uma overdose.

Os promotores alegam que os traficantes não apenas encheram os bolsos ao vender as pílulas sintéticas, geralmente letais e baratas, mas também mataram intencionalmente os compradores ao mesmo tempo.

“A lei da Flórida responsabiliza aqueles que fornecem e vendem as drogas que levam à morte”, disse a promotora estadual de Miami-Dade, Katherine Fernandez Rundle, cujo escritório está processando três desses casos.

Respondendo à epidemia de fentanil e opioides, os legisladores há 18 meses tornaram o fentanil uma arma do crime quase igual a uma arma ou uma faca, juntando-se a cocaína, heroína e outros narcóticos perigosos.

Enquanto muitas overdoses ainda são consideradas acidentais, promotores do sul da Flórida nos últimos meses obtiveram acusações do júri de homicídio em primeiro grau contra meia dúzia de indivíduos.

O primeiro julgamento na área para testar a lei estadual revisada está previsto para o início de dezembro.

Espera-se que esses casos criminais se multipliquem e, talvez, tragam um pouco de conforto para as famílias que perderam seus entes queridos.

Os pais e irmãos de Thomas Matuseski, de Boynton Beach, que morreu aos 36 anos em 28 de janeiro de 2018, agora têm a chance de obter justiça.

Em outubro do ano passado, o promotor público de Palm Beach County, Dave Aronberg, disse que o acusado Calvin Warren Jr., de 36 anos, é o responsável pela morte de Matuseski.

Warren se tornou a primeira pessoa no sul da Flórida a ser indiciado por homicídio em primeiro grau depois que a lei mudou.

De acordo com o obituário publicado por Matuseski, ele tinha um futuro promissor, começando como um jogador de beisebol do colegial do estado de Nova York formado mais tarde em administração pelo Methodist College em Fayetteville, na Carolina do Norte. Matuseski deixou um filho.

Um dos colegas de quarto de Matuseski em Boynton Beach disse à polícia no ano passado que ele era viciado em heroína e estava em recuperação. Ele parecia estar agindo de forma diferente na semana anterior à sua morte, segundo os registros. A família recusou um pedido de entrevista.

Registros do tribunal não detalham como Matuseski e Warren interagiram. Mas os investigadores notaram que obtiveram os registros de celular de Matuseski e encontraram no bolso uma tampa de seringa com resíduo de heroína.

A acusação de Warren e um comunicado de imprensa indicam que a heroína foi misturada ao fentanil, um analgésico sintético que pode ser até 50 vezes mais potente que a heroína sozinha. É tão mortal que apenas dois miligramas – comparável a quatro grãos de sal – é suficiente para matar, de acordo com a US Drug Enforcement Administration.

Aronberg, que fez campanha contra as mortes por opioides, disse que seu escritório “punirá agressivamente traficantes de drogas que espalham heroína fatal pela comunidade”.

A maior parte do fentanil vem de laboratórios na China e é frequentemente contrabandeada para os EUA por cartéis mexicanos e entregue pelo correio, disse o procurador-chefe do condado.

“Os traficantes de drogas têm um incentivo financeiro para aumentar a heroína com fentanil ou seus derivados, como o carfentanil, já que eles fornecem muito mais do que a heroína por uma fração do preço”, explicou Aronberg em uma coluna de jornal no ano passado. “O usuário final não tem como identificar visualmente qual lote de heroína foi misturado com esses opioides sintéticos”.

Mortes

Em todo o estado, o fentanil causou 1.743 mortes em 2017, de acordo com o relatório da Comissão de Médicos Legais da Flórida, de novembro passado. Isso indica um aumento significativo em relação às 1.390 mortes em 2016 e 705 em 2015. Somente a cocaína causou mais mortes de pessoas.

O condado de Palm Beach teve o segundo maior número de overdoses de fentanil da Flórida no estado em 2017, com 244 mortes. A área de Jacksonville foi a primeira com 302 mortes.

Durante o mesmo período, 223 pessoas em Broward e 169 em Miami-Dade morreram de overdose de fentanil, de acordo com o relatório.

As mortes relacionadas ao fentanil também estão aumentando em todo o país. O Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas relatou 47.600 overdoses de opioides em 2017, com o fentanil responsável por 60% desse total.

O aumento constante de overdoses nas últimas décadas levou as agências de segurança pública a começarem a tratar algumas overdoses como homicídios, em vez da tradicional visão de que essas mortes foram acidentes.

Cerca de 20 estados têm agora as chamadas “leis de homicídio induzidas por drogas”. A Associação Nacional dos Procuradores Gerais afirma que mais promotores devem considerar ir atrás de traficantes, mesmo que os casos sejam difíceis de provar.

“Esses homicídios podem não ser facilmente descobertos, investigados, processados ​​ou comprovados, mas ainda merecem atenção”, afirma um artigo no site da associação. Com informações do Sun Sentinel.

Relacionada:

Alta de suicídio e uso de opioides diminuem expectativa de vida nos EUA

O post Flórida agora considera assassinos traficantes que vendem “fentanil” apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News