Flickr.

Dia do azar, dia para não sair de casa e não tomar decisões importantes. As lendas e famas de mau-agouro desta data acompanham as pessoas supersticiosas há séculos e só neste ano de 2020 vamos ter duas sextas-feiras 13 (uma essa semana e outra em novembro). Não se sabe ao certo o porquê da maldição deste dia, mas existem muitas histórias cercando a data e você pode conferir algumas abaixo:

Para os cristãos o número 13 é amaldiçoado por este ser o número de pessoas na última ceia de Cristo , Jesus e mais 12 apóstolos, significa 13 pessoas na ceia e a 13º pessoa foi (Judas) o traidor.

Para os romanos o número 13 significava morte, destruição e azar. Para a mitologia nórdica, em um banquete com 12 convidados, o deus Loki surgiu sem ser convidado e acabou causando a morte de Balder, e o número ganhou sua má-fama.

Ainda nos nórdicos, a sexta-feira foi batizada em louvor à deusa do amor e da beleza Frigga (daí as palavras friggadag e por consequência Friday, em inglês). Com a conversão deste países ao cristianismo, a deusa foi transformado pelos padres em bruxa e a lenda que se espalhou é que por vingança ela se reunia com outras 11 feiticeiras e o demônio, logo, 13 à mesa, em seu dia.

Na numerologia, o número 12 representa algo completo (12 meses no ano, 12 apóstolos de Cristo, 12 deuses do Olimpo, 12 tribos de Israel, 12 horas no relógio), enquanto o 13 é uma transgressão a essa plenitude.

A sexta-feira é considerada maldita desde o século 14 com a obraOs Contos de Canterbury. Já a sexta-feira negra foi como o crash da bolsa de New York em 1929 ficou conhecido.

O medo da sexta-feira 13 se chama paraskevidekatriafobia, que se origina do grego Paraskeví (sexta-feira) e dekatreís (13).

Foi em uma sexta-feira, 13 de dezembro de 1968, que o governo militar decretou o AI-5 no Brasil (militarismo) e trouxe azar para muita gente.

Apollo 13 foi lançada às 13h 13 min, 11/04/70 e o acidente ocorreu em 13 de abril. A tripulação teve a sorte de voltar viva para a Terra.

Nos Estados Unidos muitos hospitais e hotéis não possuem o 13º andar e algumas companhias aéreas não têm a 13ª fileira. Já na França, quando existem 13 pessoas a uma mesa, elas podem contratar um 14ª convidado profissional.

Segundo matéria da revista National Geographic de 2004, nos Estados Unidos cerca de 900 milhões de dólares são perdidos nas sextas-feiras 13, justamente devido às pessoas que se recusam a fazer qualquer tipo de negócio nesta data.

Previsões da semana:

Para os nascidos entre 21/03 á 20/04

Punhal

Tenha mais paciência com sua vida profissional o progresso vai acontecer, mas terá que saber esperar a hora certa para se dar bem.

Para os nascidos entre 21/04 á 20/05

Coroa

Evite criticas desnecessárias, não é um bom momento para abusar das palavras, cuidado com a falta de atenção na sua vida pessoal, isso pode custar muito caro.

Para os nascidos entre 21/05 á 20/06

Candeias

Sai da rotina, é importante conhecer novas pessoas e fazer novos amigos, só assim terá oportunidades de mudar o cenário de sua vida.

Para os nascidos entre 21/06 á 21/7

Roda

Aproveite as boas energias para os teus caminhos amorosos, esse é um grande momento para firmar compromisso e ter mais tranquilidade no coração.

Para os nascidos entre 22/07 á 22/08

Estrela

Aprenda a ouvir, esse é um bom momento para exercitar a sua fé. Tudo vai dar certo, tenha foco e vai ver como as coisas se encaixaram perfeitamente.

Para os nascidos entre 23/08 á 22/09

Sino

Faça sua semana acontecer, descruze os braços e vá à luta. Tudo vai dar certo, basta ter foco e fé. Não deixe que as pessoas influenciem em tuas atitudes.

Para os nascidos entre 23/09 á 22/10

Moeda

Cuide para não agir por impulso diante de uma situação delicada. Muitas vezes é melhor esperar outro momento. Aproveite o bom momento financeiro.

Para os nascidos entre 23/10 á 21/11

Adaga

Está mais do que na hora de ser feliz no amor. Vá atrás e tenha força diante das dificuldades, tudo vai dar certo, basta ir atrás do que pertence à sua vida.

Para os nascidos entre 22/11 á 21/12

Machado

Não aceite um não como resposta, vá atrás do que pertence à sua vida. Não deixe de agir com coerência e vai obter o sucesso que pertence à sua vida.

Para os nascidos entre 22/12 á 20/01

Ferradura

Não adianta reclamar da sua vida, você que perde as chances de ser feliz. E aprenda que na vida nada é para sempre, só o seu caminho. Faça a escolha certa.

Para os nascidos entre 21/01 á 19/02

Taça

Está na hora de seguir em frente, você está sendo observado e vai ser notado. Tudo sairá exatamente como você precisa e merece. Foco sempre.

Para os nascidos entre 20/02 á 20/03

Capela

Acredite mais em você, não perca tempo com pessoas que só querem sugar sua vida. Cuide para que sua energia permaneça com você.

O post Fatos sobre a sexta-feira 13 apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News