O governo do presidente Donald Trump planeja permitir a contratação de 30.000 trabalhadores estrangeiros temporários para o trabalho sazonal até finais de setembro, uma medida que reflete a forma como a economia em expansão tem complicado os esforços de Trump para restringir a imigração legal.

As empresas ligadas à colheita de ostras, peixe, madeira e hotéis sazonais, incluindo clube o “Mar-a-Lago” de Trump, os quais empregam migrantes para o trabalho sazonal, de acordo com ativistas, funcões que os americanos não fazem. Os vistos, conhecidos como H-2B, serão concedidos apenas a estrangeiros que já o receberam nos últimos três anos fiscais. Muitos deles retornam com os mesmos empregadores ano após ano. Esses trabalhadores já foram aprovados, são confiáveis ​​e provavelmente não ficarão assim que seus vistos expirarem, disseram autoridades.

A Cidadania e Imigração dos Estados Unidos vai começar a receber pedidos dos empregadores em nome dos trabalhadores uma vez que o padrão será publicado no Federal Register, provavelmente na quarta-feira. A economia forte tem complicado esforços para encontrar mão de obra e o número de vistos temporários é no máxima de 66.000 por ano fiscal, um valor que algumas empresas e os legisladores consideraram muito desatualizado, especialmente quando a taxa de desemprego está em seu nível mais baixo em 49 anos. Os empregadores alegam que precisam desesperadamente de mais trabalhadores, contradizendo os republicanos que dizem que os vistos tiram empregos dos americanos. Trump também se beneficiou de trabalhadores temporários e pessoas que trabalham no país sem autorização em seus clubes de golfe.

Dentro da Casa Branca algumas pessoas, como o consultor Stephen Miller, visam restringir a imigração legal, até mesmo reduzir vistos para trabalhadores altamente qualificados, e suspender ou limitar a entrada para nos Estados Unidos de indivíduos de países com um alto índice de longa estadia com vistos de curto prazo. Enquanto isso, o irmão de Trump, Jared Kushner, passou meses trabalhando em seu próprio pacote de reforma da imigração, reunião com os legisladores e grupos de interesse para tentar implementar mudanças na lei de imigração e segurança na fronteira que os republicanos podem apoiar para a eleição 2020 presidencial.

Fonte: Brazilian Press