O presidente Donald Trump anunciou na tarde desta sexta-feira, 25, um acordo para interromper, temporariamente, a paralisação parcial do governo federal. Segundo ele, o governo vai assinar uma lei que financia os setores parados por três semanas, o que garantiria o fim do “shutdown” até 15 de fevereiro.

Trump prometeu pedir aos senadores do Partido Republicano, governista, para que coloque o acordo na pauta “imediatamente”.

O presidente ainda disse que os parlamentares dos dois partidos devem trabalhar para garantir segurança na fronteira do país – isso porque a rejeição dos democratas ao orçamento com o dinheiro da obra do muro levou ao impasse orçamentário que culminou no “shutdown”.

Recuando em parte sobre o muro na fronteira, Trump disse que “não precisa” de um muro de concreto em toda a extensão da fronteira com o México.

O governo está paralisado desde 22 de dezembro – o shutdown mais longo da história -, e cerca de 800 mil funcionários federais estão sem receber salário. Trump exige que o Orçamento preveja US$ 5,7 bilhões para levantar o muro antimigrantes, mas os democratas, que dominam a Câmara, rejeitam a ideia.

A paralisação causou o fechamento do aeroporto de La Guardia, em Nova York, e atrasos na malha aérea em todo o país nesta sexta-feira.

O post Trump chega a acordo com Congresso para encerrar ‘shutdown’ apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News