Os seguros de vida estão pagando indenização aos beneficiários de segurados que perderam a vida com o coronavírus. É uma exceção e vale tanto para os seguros contratados individualmente quanto para os coletivos, estes geralmente pagos pelos empregadores.

O normal é que estas apólices não tenham cobertura para pandemia. Isso porque o risco desses cenários costuma ser alto. Mas, diante da comoção atual, algumas seguradoras entenderam que se trata de um momento excepcional e as pessoas precisam mais do que nunca de amparo.

O que cobre o seguro de vida Depende do que foi contratado, mas as seguradoras estão pagando indenização em caso de morte, assistência funeral e despesas médicas em decorrência do coronavírus.

Mas é preciso estar com os pagamentos em dia.

Indenização por morte Em caso de morte do segurado por coronavírus, receberão a indenização os beneficiários descritos na apólice ou seus herdeiros. O valor é o estipulado em contrato.

Esta indenização pode ser fundamental para ajudar as famílias que perderam um ente na pandemia, ganhando fôlego financeiro.

Benefício em vida O benefício em vida talvez seja uma das ferramentas mais importantes de um seguro de vida. O beneficio em vida e uma opção dentro do seguro onde se o assegurado tiver uma doença grave como câncer, derrame, coração, transplante de órgãos; na verdade hoje em dia existem companhias que cobrem ate 18 tipos de doenças graves. Neste caso o assegurado recebe ate 80% do valor de sua apólice ainda em vida. Obviamente, quanto mais grave a doença, maior o percentual de recebimento.

Atenção, pois das mais de 900 companhias de seguro existentes nos EUA, somente uma média de 6 a 8 oferecem realmente o benefício em vida. Muitas oferecem o benefício terminal, ou seja a pessoa tem que estar com meses de vida para receber.

Importante saber que um seguro de Vida com beneficio em vida, não é mais caro por ter a opção de benefício em vida. Então se liga e faça uma revisão no que você já tem.

Carências Algumas empresas do setor estão livrando de carência que já contratou seguro de vida antes do início da pandemia. As apólices contratada pós-pandemia é importante consultar as condições e os planos na cobertura da Covid-19, pois as regras da carência podem ser alteradas.

Na maioria dos casos são: Morte: ( não tem carência com exceção de suicido que tem 2 anos de carência)

Benefício em vida : 30 dias Como receber o seguro de vida A primeira providência é ter a apólice na mão, que é o contrato de seguro e onde estão todas as informações sobre valores, cobertura de seguro, vigência, beneficiário, as situações em que o seguro pode ser acionado, requisitos, condições gerais para pagamento da indenização, etc.

Em seguida, deve-se comunicar o sinistro (falecimento) do segurado à seguradora. O prazo para esse comunicado é de até três anos do sinistro.

Os beneficiários terão de providenciar uma série de documentos, mas serão orientados pela seguradora.

Qual o tempo para receber o seguro? O prazo é de 30 dias para a seguradora pagar a indenização. Detalhe: este prazo começa a ser contado após a entrega da documentação completa.

Por quanto tempo as seguradoras vão manter as portas abertas para aprovação dentro de uma pandemia?

Esta é uma questão difícil de responder. Por isso, se você ainda não tem um seguro, ou se você tem, mas não sabe se possui ou não benefício em vida, procure um agente, de preferência independente (que represente várias companhias e não estejam presos a uma só) para fazer uma avaliação personalizada do seu caso.

Ótima semana para todos.

 

O post Seguro de vida cobre morte por coronavírus? apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News