Um juiz federal ordenou que o governo Trump retome a emissão de vistos de diversidade para imigrantes de países sub-representados, revertendo parcialmente um congelamento relacionado à pandemia em uma ampla gama de vistos de imigrantes e temporários.

Os EUA emitem até 55.000 vistos por ano para pessoas de países com baixa representação nos EUA, muitos na África. Eles são escolhidos entre milhões de candidatos por loteria.

Os escolhidos, que passam por um processo mais fácil de obtenção de green cards nas embaixadas dos Estados Unidos, perdem o lugar se não conseguirem obter o visto até 30 de setembro do ano em que foram selecionados.

O Departamento de Estado emitiu cerca de 12.000 vistos de diversidade para a loteria de 2020 quando o presidente Donald Trump anunciou o congelamento em abril, deixando cerca de 43.000 vencedores da lista ainda esperando, disse o juiz distrital dos EUA Amit Mehta.

“Para ser claro, não há exigência legal de que todos os vistos de diversidade disponíveis sejam emitidos a cada ano”, escreveu Mehta em uma decisão de 85 páginas na sexta-feira, 4, em Washington. “Mas isso não significa que o Departamento de Estado poderia efetivamente extinguir o programa de diversidade em um determinado ano, simplesmente parando e deixando que todos os pedidos de visto de diversidade pendentes expirem.”

Mehta, que foi nomeado pelo presidente Barack Obama, negou pedidos para tomar medidas semelhantes em outras categorias de visto sujeitas a proibições, incluindo muitos membros da família, vistos H-1B para trabalhadores de alta tecnologia e vistos H-2B para trabalhadores sazonais.

Ele marcou uma audiência para 25 de setembro para considerar medidas adicionais.
Trump há muito tenta descartar a loteria de vistos de diversidade, dizendo que ela traz “o pior do pior”. Embora Mehta tenha justificado sua ordem com base em que atrasos não eram razoáveis, ele deixou claro que discordava das caracterizações de Trump.

“Os vencedores da loteria do visto de diversidade são pessoas que vieram para este país, como milhões antes, em busca de uma vida melhor para si e suas famílias e para perseguir o sonho americano”, escreveu ele. “Eles não merecem ser caricaturados como criminosos comuns ou usados ​​como uma questão política.”

Trump impôs o congelamento de vistos até o final deste ano, chamando-os de uma forma de proteger os empregos americanos das perdas econômicas causadas pela pandemia. Com informações do Workpermit.com.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Juiz emite ordem para que governo Trump retome emissão de vistos de diversidade apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News