O Escritório do Inspetor-Geral do US Department of Homeland Security (DHS-OIG) emitiu uma advertência sobre um trote por telefone. O esquema, chamado “spoofing” em inglês, inclui telefonemas alegando ser da imigração ou outras entidades. A fraude geralmente tenta obter informações pessoais ou ameaçar prender vítimas, a menos que façam pagamentos.

As chamadas são provenientes de números com alteração na identificação de chamada, se passando, assim, pela imigração. Alguns fraudadores chegam a se passar por autoridades de imigração.

Além dos casos se passando pela imigração, algumas vítimas relataram receber chamadas que se passam por universidades ou hospitais locais, ou lugares como o Consulado-Geral chinês em Nova York. Os telefonemas pediam informações pessoais ou ofereciam-se para vender coisas como garantias de carro ou cartões de crédito.

As alterações no identificador de chamadas às vezes exibem o número da sede do DHS (202-282-8000) ou o número do DHS Civil Rights and Civil Liberties (202-401-1474).

“O DHS leva esse assunto muito a sério”, disse o DHS em um comunicado por escrito. “Enquanto investigamos a situação, gostaríamos de lembrar ao público que o DHS nunca usa o número da sede ou do CRCL para fazer chamadas dessa natureza”.

“As pessoas que recebem chamadas telefônicas desses números não devem fornecer nenhuma informação pessoal. Continua sendo perfeitamente seguro realizar chamadas para esses números”, continuou o comunicado.

As pessoas que receberam chamadas como parte desse esquema devem ligar para a linha direta do DHS OIG no número: 1-800-323-8603 ou fazer uma reclamação online em www.oig.dhs.gov. É possível registrar uma reclamação ou denunciar um roubo de identidade à Comissão Federal de Comércio no site ftc.gov/complaint.

Relacionada:

Imigração tenta diminuir fraudes em pedidos de visto O-1 e O-2

O post DHS alerta para chamadas fraudulentas se passando pela imigração apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News