Foto5 Gibson Blvd Gibson Family Broad Street torna se “Mayor Kenneth A. Gibson Blvd” em Newark
Autoridades locais e estaduais compareceram à cerimônia, incluindo os senadores Ron Rice e Richard Codey, a Vereadora Mildred Crump e a primeira dama do estado, Tammy Murphy

A via tem sido conhecida como “Broad Street” há vários séculos numa das cidades mais antigas dos EUA

O falecido Kenneth Gibson, o primeiro prefeito negro de Newark (NJ), disse uma vez: “Onde quer que as cidades americanas forem, Newark chegará lá primeiro”. Então, é nada mais apropriado que a Broad Street, uma das principais vias de acesso da cidade e que vem passando por mudanças drásticas em décadas recentes, fosse renomeada na quarta-feira (15) “Mayor Kenneth A. Gibson Blvd”. Ao longo da avenida, estão localizados o Newark Synphony Hall, City Hall, sede da Prudential, Military Park, Wholefoods, Washington Park, sede da PSE&G, campus da Rutgers University, entre outros.

A via tem sido conhecida como “Broad Street” há vários séculos numa das cidades mais antigas dos EUA. O atual Prefeito Ras Baraka frisou que ela recebeu esse nome quando a escravidão ainda existia.

“Agora, ao mudar o nome de Broad Street para Kenneth Allen Gibson Boulevard significa que nós mudamos a história”, disse Baraka durante a cerimônia. “Que nós avançamos na história. Que nós ultrapassamos o isolacionismo anterior, segregação, ódio, opressão e movemos para um lugar onde Newark possa se orgulhar”.

Gibson faleceu em março desse ano com 86 anos de idade. Ele tornou-se prefeito em 1970 e foi o responsável pela estabilização da cidade que havia acabado de passar pelos tumultos de 1967. A visitação ao público ocorreu na rotunda da sede da Prefeitura de Newark e o funeral  no Newark Symphony Hall. Autoridades municipais, estaduais e residentes compareceram para dar condolências.

“É bastante pertinente. Nós passamos muito tempo lá, naquele prédio”, disse a viúva de Gibson, Camille Gibson, enquanto apontava para o prédio à distância. “O coração do Ken estava aqui, então, eu acho que lá de cima olhando para baixo e adorando isso”.

Gibson cumpriu 4 mandatos, até ser substituído por Sharpe James em 1986.

“Kenneth Gibson não é simplesmente um grande prefeito; um grande indivíduo”, disse James. “Ele foi um grande modelo para todos nós. Milhares e milhares de políticos afro-americanos eleitos ocupam seus cargos hoje por casa do Kenneth Gibson”.

Fonte: Brazilian Voice