A brasileira Valentina Sampaio é a primeira modelo transgênero a estampar a edição de roupas de banho da famosa revista americana Sports Illustrated, em mais de meio século de história.

Sampaio, que tem origem holandesa, indígena e negra, nasceu em Aquiraz, no Ceará, em uma família com sete filhos. Na edição SI Swimsuit, Sampaio posa em frente ao mar em Scrub Island, nas Ilhas Virgens britânicas.

“Nasci trans em uma vila de pescadores remota, humilde, do nordeste do Brasil. O Brasil é um país lindo, mas também tem o maior número de crimes violentos e assassinatos contra a comunidade trans no mundo, três vezes mais do que nos Estados Unidos”, afirmou a agencia AFP.

O Grupo Gay da Bahia, que contabiliza cifras em todo o Brasil, reportou 329 mortes violentas de membros da comunidade LGBTQ+ em 2019 no país, 297 homicídios e 32 suicídios contra 420 casos no ano anterior.

Sampaio também foi eleita no ano passado o novo rosto da campanha da Victoria Secret e em março de 2017 foi capa da edição francesa da Vogue.

Fonte: AcheiUSA